25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eventos

Vai ter música! - 15/08/2025, 05:45 - Artur Soares

Ana Mametto revisita raízes em repertório com canções icônicas

Apresentação rola nesta sexta-feira (15) e sábado (16)

Ana Mametto durante um de seus shows
Ana Mametto durante um de seus shows |  Foto: Felipe Oliveira/Divulgação

Olhar para dentro de si e se reconectar com suas raízes. Esse foi o objetivo de Ana Mametto ao lançar o álbum ‘Saudação’. Referenciando a ancestralidade em cada uma das músicas, Ana decidiu transformar o lançamento em um show. A apresentação rola nesta sexta-feira (15) e sábado (16), às 20h, no Cineteatro 2 de Julho.

Durante o período da pandemia, quando todos estava aprendendo mais sobre si, a artista decidiu fazer o mesmo. Assim surgiu a ideia para o álbum e, após o mundo voltar para os eixos, ela decidiu transformá-lo em um show. “Aproveitei o período de pandemia para estudar, revisitar minha casa. Encontrei vários álbuns e livros que marcaram muito minha trajetória, desde a infância até os dias atuais”, afirmou em entrevista ao MASSA!.

Leia Também:

O álbum é composto por canções de Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, Baden Powell e do grupo Os Tincoãs. Ana selecionou três músicas de cada artista e montou um repertório que saúda a baianidade. “É como se eu estivesse saudando esse trabalho que já foi feito e essa ancestralidade, esse lugar do afro, de falar sobre a espiritualidade, que esses artistas sempre proporcionaram para mim”, acrescentou.

Para além de uma apresentação musical, ‘Saudação’ também é uma experiência sensorial. “As pessoas vão ter de fato uma conexão com o sagrado, a música, a espiritualidade e com o sentir. Não é só para ver, é um show para sentir. É um misto de sentimentos”, garantiu.

Imagem ilustrativa da imagem Ana Mametto revisita raízes em repertório com canções icônicas
Foto: Felipe Oliveira/Divulgação

Repertório capaz de despertar reflexão

Escolher apenas três canções de artistas repletos de sucessos não foi uma tarefa fácil. O repertório vai fazer o público refletir sobre as mais diferentes questões. “Ele vai no coração e faz com que você repense questões raciais, de intolerância, do lugar onde artistas negros deveriam estar em um país que bebe de nossa fonte constantemente”, acrescentou a cantora.

Os artistas referenciados foram responsáveis por divulgar a cultura negra para o resto do país. Apesar disso, a cantora relata que o cenário da música ainda é muito duro para pessoas que não se encaixam no “padrão imposto pela sociedade”. “Nós baianos temos artistas incríveis que a gente fica se questionando como esse talento não reverbera. A gente vive em um país racista, onde a indústria sempre prioriza um padrão, mas a gente vem lutando para que isso se quebre”, pontuou.

Para Ana, o show é, além de um retorno às suas origens, também uma oportunidade de apresentar essas canções para uma nova geração. “Falar sobre esses artistas é de extrema importância porque isso pode reverberar nessa nova geração e porque a gente pode ressignificar comportamentos e olhares que a gente passa no nosso dia a dia”, pontuou.

Serviço

O que: Ana Mametto em ‘Saudação’

Quando: sexta (15) e sábado (16), às 20h;

Onde: Cineteatro 2 de Julho, localizado na Federação;

Ingressos: Disponíveis na plataforma Sympla, por meio do site www.sympla.com.br.

exclamção leia também