25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Justiça Desportiva - 12/04/2023, 17:56 - Santiago Oliveira

Wallace fica 'livre do caso Lula' e vai jogar as decisões da Superliga

Presidente em exercício do STJD do vôlei concorda com o argumento da defesa

Atleta poderá voltar às quadras em meio à polêmica com presidente do Brasil
Atleta poderá voltar às quadras em meio à polêmica com presidente do Brasil |  Foto: Agência i7 / Sada Cruzeiro

Wallace Souza, oposto do Cruzeiro, foi liberado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para jogar a reta final da Superliga. O STJD do vôlei concedeu, nesta quarta-feira (12), medida liminar impetrada pelo jogador de vôlei para reverter a suspensão de 90 dias imposta pelo Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) por causa do post com enquete sobre tiros no Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais: Leão reforça elenco com jogador já contratado pelo clube; entenda

Veja também: Zico se pronuncia e nega ser cliente de garota de programa

A liminar foi concedida por Eduardo Affonso de Santis Mendes de Farias Mello, presidente em exercício do STJD do vôlei, que concordou com o argumento da defesa de que a punição do Conselho de Ética do COB "deixou dúvidas acerca da punição no âmbito das competições nacionais".

"Não vejo como afirmar que a participação do atleta por uma equipe, em competição organizada pela CBV, poderia ser entendida como função junto à Confederação, até porque seu vínculo é diretamente com o Clube. Além disso, em um tema de maior complexidade, e que deverá ser analisado oportunamente em julgamento de mérito, temos o princípio da autonomia constitucional que afeta as confederações desportivas brasileiras, tal qual a CBV", afirmou em sua decisão Eduardo Mello.

A liminar concedida é uma decisão provisória e não é uma análise do mérito final, que vai ser feita pelo colegiado do STJD. Eduardo Mello baseou sua decisão em dois princípios do direito esportivo: “periculo in mora” (perigo da demora) e “fumus boni iuris” (fumaça do bom direito).

Wallace está afastado dos jogos desde o início de fevereiro, após publicar nas redes sociais, em 31 de janeiro, uma foto em estande de tiro, segurando uma arma de fogo e abrir para perguntas dos seguidores. Um deles perguntou se Wallace usaria a arma para atirar no rosto do presidente Lula. O atleta, apoiador declarado de Jair Bolsonaro, republicou a mensagem com uma enquete: "Alguém faria isso?" As alternativas de resposta eram "sim" e "não".

Neste sábado, às 21h, o Cruzeiro abre a série semifinal da Superliga contra o São José dos Campos.

exclamção leia também