27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Ele brocava mesmo - 08/09/2024, 09:38 - Jefferson Domingos - Atualizado em 08/09/2024, 09:50

Volante com mais gols pela Seleção Brasileira anuncia aposentadoria

Jogador, que disputou duas Copas do Mundo, pendura as chuteiras aos 36 anos

Paulinho marcou 13 gols pela Seleção Brasileira
Paulinho marcou 13 gols pela Seleção Brasileira |  Foto: Dante Fernandez / AFP

Ídolo do Corinthians e com passagem de destaque pela Seleção Brasileira, o volante Paulinho, 36 anos, anunciou aposentadoria do futebol neste domingo (8). Em vídeo em que aparece emocionado, o agora ex-atleta comunicou a decisão e revelou que agora irá focar na parte de gestão do futebol.

"É difícil. Meu nome é José Paulo Bezerra Maciel Junior, 36 anos, e agora ex-jogador", diz Paulinho na abertura do vídeo.

Veja:

Paulinho é o volante com mais gols pela Seleção Brasileira, com 13 tentos marcados, superando nomes consagrados como Falcão e Dunga.

O último clube de Paulinho foi justamente o Corinthians, onde atuou até maio deste ano. Com grande história no clube paulista, teve despedida com homenagens em jogo na Arena Corinthians.

Leia mais:

Atacante da seleção leva amante para hotel e esposa faz exposed

Volante artilheiro

A principal função do volante é fazer a marcação no meio de campo e proteger a defesa. Mas Paulinho tinha algo a mais. Com status de jogador moderno e qualidade na finalização, ele se destacou por sempre aparecer de "surpresa" na área adversária e fazer muitos gols.

Foi assim que ele chamou atenção do Corinthians, em 2010, atuando no Bragantino. Sua história no Timão, a partir daquele ano, foi de muito sucesso. Titular absoluto, foi campeão do Campeonato Brasileiro (2011), da Libertadores (2012), do Mundial (2012) e Campeonato Paulista (2013). Destaque para o histórico gol de cabeça feito contra o Vasco, na conquista do torneio continental.

Gol histórico de Paulinho contra o Vasco

O bom desempenho o levou até a Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2014.

Depois de passagem de pouco destaque no Tottenham, da Inglaterra, Paulinho ficou algumas temporadas atuando no futebol chinês, onde se tornou ídolo.

Volta para a Seleção e ida ao Barcelona

Em 2016, mesmo ainda atuando no Guangzhou, da China, foi resgatado por Tite para retornar à Seleção Brasileira e não decepcionou. Paulinho novamente brilhou com boas atuações e muitos gols, destaque para o hat-trick (três gols no mesmo jogo), em duelo contra o Uruguai, em pleno estádio Centenário, em Montevidéu, pelas Eliminatórias.

Veja o hat-trick de Paulinho contra o Uruguai:

Assim, Paulinho despertou interesse de um dos maiores clubes do mundo: o Barcelona, em 2017. Na época, a contratação foi bastante questionada, afinal, valia o Barcelona pagar 40 milhões de euros em um atleta de 29 anos atuando na China?

Mas o jogador mostrou seu valor no melhor estilo Paulinho: com gols. Com a camisa do Barça, ele marcou 9 tentos em uma temporada e mostrou boa química com Lionel Messi. Assim, o volante artilheiro conquistou a torcida do clube catalão.

Após disputar mais uma Copa do Mundo pela Seleção em 2018, marcando um gol contra a Sérvia, Paulinho voltou para a China, onde atuou por mais três temporadas. Após passagem rápida pelo futebol árabe, retornou ao Corinthians.

Na volta ao Timão, sofreu com duas lesões graves no joelho, mas deu a volta por cima para se recuperar fisicamente e ter uma despedida digna.

exclamção leia também