Com um início de campanha formidável na Série B do Brasileirão deste ano, o Vitória se coloca como um forte concorrente na luta por uma vaga na elite do Brasileirão de 2024. Após 10 rodadas, o time liderado por Léo Condé acumula 22 pontos, superando o desempenho da última campanha de acesso em 2015.
Naquela ocasião, o Leão somou 19 pontos após a 10ª rodada, obtendo cerca de 63% de aproveitamento. Em contrapartida, a campanha atual registra mais de 73% de aproveitamento.
Quem iniciou a Série B como técnico do Leão em 2015 foi Claudinei Oliveira, que dirigiu a equipe apenas nas duas primeiras rodadas. Após sua demissão, Wesley Carvalho assumiu interinamente por quatro jogos, até a chegada de Vagner Mancini, na 7ª rodada.
Após o fim da rodada 10, o Vitória estava fora do G-4, na quinta posição, mesmo com o bom aproveitamento. Já nesta temporada, o Rubro-Negro é líder com um jogo a mais que o Vila Nova e dois a mais que o Sport - um dos dois podem acabar tomando a liderança.
No fim daquela temporada, o Vitória conseguiu o acesso após terminar a Série B na 3ª colocação, com 66 pontos e aproveitamento de quase 58%. É o que o torcedor do Leão espera neste ano para comemorar o tão sonhado retorno para a Série A do Brasileirão.