De volta para a Série A após cinco anos, o Vitória cravou a subida no domingo (12) após derrotar o Novorizontino fora de casa. O Rubro-Negro repete a mesma sequência de 2006 e 2007, quando conseguiu dois acessos seguidos em duas divisões diferentes.
Na ocasião, o Leão havia sido rebaixado para a Série C em 2005, último ano antes da mudança no formato do campeonato. No ano seguinte, disputou a Terceira Divisão pela primeira vez e foi vice-líder, subindo logo em sua estreia.
Já em 2007, de volta a Série B, o Vitória não se intimidou com o fato de ser recém promovido e embalou um novo acesso, dessa vez para a elite do futebol brasileiro. O Rubro-Negro foi o quarto colocado naquela edição da Segundona.
Contexto atual
Após uma temporada trágica em 2021, o Vitória voltou a ser rebaixado para a Série C após 16 anos. A queda veio em meio a inúmeros problemas, tanto no campo, como fora dele. Parecia o início de uma longa era de insucessos.
Contudo, depois de ficar até próximo da zona de rebaixamento na Terceirona de 2022, o Leão contou com a força da sua torcida e conseguiu sair dessa divisão logo na primeira oportunidade. Foi um acesso com grandes histórias, contrariando as estatísticas.
Muito por conta dessa campanha irregular na Série C, o Vitória não chegou na atual Segundona como favorito, ainda mais levando em consideração que o início de temporada vinha sendo um dos piores da história do clube, com eliminações precoces no Campeonato Baiano e nas Copas do Nordeste e Brasil.
No entanto, o que se viu quando começou o campeonato foi outra coisa. Avassalador do início ao fim, o Vitória liderou a Série B em boa parte da temporada e confirmou o acesso antes mesmo da última rodada, repetindo o feito de 2006 e 2007, quando conseguiu duas promoções seguidas.
A campanha, inclusive, coloca o Vitória como clube com mais acessos na era dos pontos corridos. São seis no total, desde 2006 para cá, superando o ABC, América-MG e Avaí, que acumulam cinco.