26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Reencontro - 20/11/2023, 08:01 - João Grassi- Atualizado em 20/11/2023, 08:35

Vitória pode ajudar Chapecoense e retribuir 'favor' de 2017; entenda

Rubro-Negro visita o time catarinense na última rodada da Série B

Vitória x Chapecoense no primeiro turno da Série B
Vitória x Chapecoense no primeiro turno da Série B |  Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

O Vitória já é campeão da Série B, mas ainda cumpre tabela e terá seu último jogo na competição no sábado (25), contra a Chapecoense. O Rubro-Negro reencontra o time que o ajudou a não ser rebaixado há seis anos atrás e agora pode 'retribuir o favor'.

Na ocasião, o Vitória enfrentou o Flamengo, que brigava por vaga na Copa Libertadores, na última rodada do Brasileirão de 2017. O Leão tentava se salvar do rebaixamento, mas perdeu para o time carioca em pleno Barradão. Foi aí que surgiu a 'mãozinha' da Chape.

A Chapecoense recebeu o Coritiba, que também brigava para não cair na última rodada daquele campeonato. A equipe catarinense tentava uma reconstrução após o acidente de 2016, tendo chances de se classificar para a Libertadores caso vencesse na rodada.

O Coxa saiu vencendo no primeiro tempo e sofreu o empate 22 minutos depois, mas a igualdade foi se sustentando até a reta final da partida, quando o atacante Túlio de Melo virou a partida para a Chape aos 50 minutos.

Jogadores da Chapecoense comemoram vitória contra o Coritiba
Jogadores da Chapecoense comemoram vitória contra o Coritiba | Foto: Divulgação/Chapecoense

O Vitória, que perdeu para o Flamengo em casa, acabou sendo favorecido por aquele resultado e conseguiu escapar do Z-4 pelo critério de desempate. O Coxa ficou empatado com o Leão em pontos e vitórias, mas perdeu a posição por apenas um gol de saldo.

Diego comemorando gol do Flamengo contra o Vitória
Diego comemorando gol do Flamengo contra o Vitória | Foto: Gilvan de Souza/CRF

A Chapecoense, além de garantir a vaga para a Libertadores, ajudou o Vitória a se manter na elite rebaixando o Coritiba.

Cenário atual

Depois de seis anos e muita água ter rolado, Vitória e Chapecoense se reencontram e dessa vez o time catarinense está em apuros. Dentro da zona de rebaixamento, a Chape precisa pontuar mais que Tombense ou Ponte Preta para se livrar da queda para a Série C.

O Vitória, que já cumpriu seus objetivos na temporada, será o último adversário da Chapecoense na Segundona, na Arena Condá. Como já está de férias, o Leão da Barra pode poupar a maioria dos jogadores titulares, que já vivem um clima de farra desde a última terça-feira (14), quando o título da Série B foi confirmado.

Além de ter que fazer uma viagem longa até o Sul do país, o Vitória de fato não tem um grande apelo para a partida. Em caso de derrota na 38ª rodada, pode acabar ajudando um velho amigo, que fortaleceu para o Leão em outrora. O que vem por aí ainda é um mistério, mas certamente os torcedores da Chape se lembram daquele campeonato de 2017 e querem a 'retribuição do favor'.

exclamção leia também