Mesmo jogando debaixo de chuva, o Vitória não conseguiu apagar o Botafogo e foi derrotado por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (11), no Barradão, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Fogão chegou a perder pênalti, mas marcou logo em seguida, após lambança na saída de bola do Leão, que, apesar da derrota, segue na 15ª colocação, com 15 pontos, a 3 da zona de rebaixamento. O resultado colocou o Botafogo na liderança da Série A, com 33 pontos.
Em busca de recuperação, o Rubro-negro volta a campo na próxima quarta-feira (17), para encarar o Fortaleza, no Castelão.
A primeira etapa em Salvador foi truncada, cheia de faltas e com várias alternâncias de domínio. Logo aos três minutos, o Vitória chegou a balançar a rede, com Alerrandro empurrando de peito para o gol, mas o tento não valeu. A bola sobrou para o centroavante após John errar soco na tentativa de afastar a bola, só que o árbitro marcou falta de Wagner Leonardo no goleiro da equipe carioca.
Depois do susto, o Botafogo passou a ter maior controle do jogo e ficar mais com a bola. Ainda assim, se defendendo num 4-5-1, o Leão não cedeu espaços e não levou grandes sustos. As únicas finalizações do Fogão vieram com Júnior Santos, que recebeu na grande área e isolou, e Barboza, que completou cruzamento de cabeça e acertou as redes pelo lado de fora.
Do meio para o fim do primeiro tempo, o Vitória melhorou e passou a frequentar mais o campo de ataque. Porém, mesmo povoando a área adversária, o time não criou chances claras e só chegava por meio de bolas alçadas na área. A equipe só teve uma finalização certa, uma cabeçada de Matheusinho, que foi no meio do gol e não levou perigo.
A segunda etapa começou com as duas equipes criando boas chances, mas foi o Botafogo que teve a faca e o queijo na mão para abrir o placar. Aos 10 minutos, voltando para ajudar a marcação, Alerrandro deu bote errado em Gregore na linha da grande área e o juiz assinalou o pênalti. Para sorte do Leão, Eduardo sentiu a coxa no momento da cobrança e acabou isolando.
Mas a felicidade rubro-negra durou pouco, já que seis minutos depois o Botafogo abriu o placar. Willean Lepo saiu jogando errado e entregou nos pés de Tchê Tchê, que avançou e chutou rasteiro, sem muita força, mas fazendo Lucas Arcanjo espalmar para o lado. No rebote, Savarino ainda teve tempo de dominar antes de empurrar para o gol vazio.
Em busca do empate, o Leão partiu pra cima, mas não teve fôlego nem qualidade para ameaçar a meta alvinegra durante bom tempo e só foi ser perigoso nos minutos finais. Primeiro, Jean Mota alçou na área e Wagner Leonardo testou firme para grande defesa de John. No lance seguinte, após cobrança de escanteio, a bola sobrou limpa na segunda trave para Jean Mota, que carimbou Damián Suárez em cima da linha e jogou fora a chance do empate.