Através de uma postagem no Instagram e Twitter, Vinicius Junior critica a LaLiga, associação que organiza o Campeonato Espanhol, por não tomar providências diante de mais um episódio de racismo. O atacante voltou a ser alvo de ofensas racistas na Espanha.
“Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto, e a LaLiga segue sem fazer nada. Seguirei de cabeça erguida e comemorando minhas vitórias e do Real Madrid. No final, a culpa não é minha”, escreveu o jovem de 22 anos em publicação compartilhada nas suas redes sociais.
Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e a @LaLiga segue sem fazer nada…
— Vini Jr. (@vinijr) December 31, 2022
Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid.
No final a culpa é MINHA. 🤙🏿 pic.twitter.com/5ztuTjP4s6
Vídeos feitos nas arquibancadas do Estádio José Zorrilla, onde o Real Madrid venceu o Valladolid por 2 x 0 na sexta-feira, mostram torcedores do time adversário imitando sons de macacos guinchando. Alguns também usaram o insulto racista “mono”, macaco em espanhol, para ofender o brasileiro.
Após ser substituído nos minutos finais do segundo tempo, Vinicius Junior teve que sair pelo lado do campo. Como o banco de reservas estava na outra lateral, ele precisou caminhar no gramado para chegar ao local e, logo no início dos trajetos, começou a ouvir o barulho que vinha da arquibancada.
Quando continuava sair do campo, viu Benzema marcar o segundo gol merengue e vibrou virado para a torcida do Valladolid. A partir daí, as ofensas ficaram ainda mais fortes. O vídeo também mostra o brasileiro chutando um de muitos objetos atirados nele pelos torcedores
Resposta da LaLiga
Depois da postagem de Vinicius Junior, o presidente da LaLiga, Javier Tebas, respondeu às palavras do atacante do Real Madrid por meio de sua conta no Twitter. Tebas não gostou de nada do que Vinícius apontou para LaLiga, na sua opinião, por sua falta de ação; e exorta você a se informar para continuar trabalhando juntos contra o flagelo do racismo.
En @laliga llevamos años luchando contra el RACISMO. @vinijr es muy desafortunado,injusto y no es cierto publicar que "@laliga no hace nada contra el racismo, infórmate mejor.Estamos a tu disposición para que TODOS JUNTOS, vayamos en la misma dirección.👇https://t.co/60US2Gyk1h
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) December 31, 2022