O Bahia tem a difícil missão de reverter uma desvantagem contra o Flamengo em pleno Maracanã, única maneira de seguir vivo na Copa do Brasil. Nesta quinta-feira (12), o Esquadrão encara o time carioca pelo jogo de volta das quartas de final e precisa, pelo menos, vencer pelo placar mínimo para forçar a disputa de pênaltis.
A busca do Bahia por uma inédita vaga nas semifinais foi inicialmente frustrada com a derrota Na Arena Fonte Nova, mas o Portal MASSA! traz alguns motivos para você acreditar nessa virada. Veja três 'porquês' do Esquadrão ainda ter sim chances de avançar na Copa do Brasil.
Invicto fora de casa
O Bahia não perde um jogo fora de casa na Copa do Brasil há mais de dois anos, tendo disputado nove partidas neste recorte. A última derrota aconteceu no dia 22 de junho de 2022, quando perdeu por 2 a 1 para o Athletico e foi eliminado na volta em Curitiba. Veja abaixo a sequência:
- Jacuipense 1x4 Bahia
- Camboriú 0x1 Bahia
- Volta Redonda 1x2 Bahia
- Santos 0x0 Bahia
- Grêmio 1x1 Bahia
- Moto Club 0x4 Bahia
- Caxias 2x2 Bahia
- Criciúma 0x2 Bahia
- Botafogo 1x1 Bahia
Flamengo já caiu oito vezes em casa
Apesar de ter um time poderoso e muita tradição na Copa do Brasil, o Flamengo não é invencível mesmo quando joga no Maracanã. O Rubro-Negro acumula seis eliminações e duas finais perdidas jogando como mandantes. Veja abaixo a lista:
- Flamengo x Grêmio - final 1997
- Flamengo x Vitória - oitavas de final 1998
- Flamengo x Coritiba - quartas de final 2001
- Flamengo x Santo André - final 2004
- Flamengo x Vasco da Gama - oitavas de final 2015
- Flamengo x Fortaleza - segunda fase 2016
- Flamengo x Athletico - quartas de final 2019
- Flamengo x Athletico - semifinais 2021
Investimento do Grupo City e time forte
Apesar de não ter passado desta fase na história, o Bahia nunca chegou tão acreditado nas quartas de final como em 2024. Com o investimento do Grupo City em seu elenco, o Tricolor faz sua melhor campanha na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro e pode, sim, sonhar com algo grande na Copa do Brasil.
O Bahia já se mostrou competitivo em vários momentos da temporada, inclusive na partida de ida. Apesar da derrota por 1 a 0, o time de Rogério Ceni dominou a posse da bola e finalizou mais que o dobro do adversário na Arena Fonte Nova. Para o aplicativo Sofascore, o duelo em Salvador só teve duas jogadas consideradas como 'grandes chances', ambas do Esquadrão.