26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Polêmica - 09/11/2023, 11:03 - Da Redação

Valencia envia comunicado à torcida antes de jogo contra o Real Madrid

Clube orientou os valencianos que vão acompanhar a partida no Santiago Bernabéu

Vinicius Jr contra o Valencia
Vinicius Jr contra o Valencia |  Foto: Jose Jordan/AFP

O Valencia divulgou um comunicado para seus torcedores que vão acompanhar a partida contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, pela 13ª rodada de La Liga, após o caso de racismo contra Vinicius Júnior. O clube citou o episódio e disse que "contra aqueles que nos acusaram de ser o que não somos, a melhor forma é dar o exemplo nas arquibancadas, onde haverá muitos olhos e muitas câmeras sobre nós".

A carta de orientações foi enviada para 579 valencianos que compraram ingressos de visitantes. O Valencia tratou a situação envolvendo Vini como o "desagradável incidente ocorrido no jogo da temporada passada".

Além de reiterar que o "Valencianismo não é uma torcida racista, nem o Mestalla é um estádio racista", o Valencia se manisfestou em repúdio ao preconceito racial. Os Morcegos fizeram questão de destacar que as acusações contra eles são injustas e que os torcedores que insultaram o atacante brasileiro foram rapidamente banidos dos jogos.

O último embate entre Valencia e Real Madrid foi justamente no dia 21 de maio, no estádio Mestalla. A partida pelo Campeonato Espanhol ficou marcada pelas ofensas racistas contra Vinicius Junior, o que gerou enorme repercussão negativa na mídia.

Depois de dois dias com duras críticas a LaLiga, três torcedores foram presos por racismo contra Vini, mas foram liberados em seguida. Eles foram expulsos do estádio Mestalla para sempre, mas ainda são alvos da Justiça espanhola.

No mês passado, Vinicius Junior foi chamado para depor sobre o caso e relatou ter sido vítima de ataques por parte da torcida do Valencia desde antes do apito inicial. O clube se posicionou contra o jogador brasileiro, e a imprensa da cidade chegou a chamá-lo de "Pinóquio", indicando que ele estaria mentindo no depoimento.

Leia na íntegra o comunicado enviado pelo Valencia:

"Caro valenciano,

Muito obrigado por adquirir o seu bilhete de visitante para torcer pelo Valencia no próximo sábado, no jogo contra o Real Madrid. Seu apoio mais uma vez será fundamental para impulsionar o time em busca de uma importante vitória.

Como sabem, na sequência do desagradável incidente ocorrido no jogo da época passada no Camp de Mestalla, nos últimos meses fomos rotulados com alcunhas que não representamos. O Valencianismo não é uma torcida racista, nem o Mestalla é um estádio racista. Não são esses os valores que nos identificam.

Como disse o nosso treinador, Rubén Baraja, como lube e como adeptos devemos posicionar "contra aqueles que nos acusaram de ser o que não somos" e a melhor forma de o fazer é dar o exemplo nas bancadas do Santiago Bernabéu, onde estarão muitos olhos e muitas câmeras sobre nós.

O racismo não tem lugar no futebol nem na sociedade e para erradicá-lo é necessário o envolvimento de todos. Também aqueles que nos acusaram injustamente por causa daqueles que proferiram insultos racistas, a quem o Valencia aplicou em questão de horas a sanção mais severa prevista: a expulsão do estádio para sempre.

O Valencia CF reivindica a sua posição clara contra qualquer tipo de discriminação. Vamos aproveitar o jogo, vamos incentivar os nossos jogadores acima de qualquer provocação e honrar os valores que nos caracterizam.

VALOR!"

exclamção leia também