O duelo mais importante do Bahia nas rodadas finais da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022 será neste domingo, 16, diante do Grêmio, na Arena do Imortal Tricolor, às 16h (horário de Brasília). Isso porque a equipe gaúcha está na vice-liderança, com 57 pontos, um a mais que o time baiano. Além disso, ambos estão na disputa de vagas na elite do futebol nacional. Mas o detalhe do duelo de número 55 entre eles envolve uma superstição curiosa.
Antes de mais nada, o único triunfo do Esquadrão de Aço contra o Tricolor dos Pampas no terreno de Porto Alegre (RS) ocorreu no dia 16 de outubro de 2019. Na oportunidade, a equipe baiana bateu o rival por 1 a 0, com gol marcado pelo atacante Arthur Caíke, no minuto final da partida, convertendo uma penalidade.
Invencibilidade recente
Apesar de algumas desvantagens em outros aspectos, o Esquadrão de Aço está superior no quesito últimos confrontos. Os dois jogos aconteceram dentro da Arena Fonte Nova, entre 2021 e 2022. No primeiro, a equipe baiana venceu por 3 a 1 no dia 26 de novembro do ano passado, enquanto o mais recente terminou empatado sem gols, no dia 3 de julho deste ano.