
Novamente cotados para o título do Campeonato Baiano, Bahia e Vitória já estão garantidos na semifinal da edição deste ano. No entanto, os rivais e finalistas da temporada passada ainda não têm posição definida e podem até se encontrar antes da grande final.

Como parte já tradicional do regulamento do Baianão, o líder da primeira fase enfrenta o quarto colocado em uma das semis, enquanto vice-líder e terceiro melhor duelam na outra. Isso pode resultar em um clássico Ba-Vi antes da final, algo que não acontece desde 2011.
Leia Também:
Em caso de derrotas por parte de Bahia e Vitória, além de um tropeço do Jacuipense, isso colocaria os principais times da capital baiana em um precoce cruzamento na semifinal. Com 15 pontos na tabela, o Tricolor seria ultrapassado pelo Atlético de Alagoinhas, que chegaria aos 16, e cairia para a 4ª posição.
O Leão da Barra, por outro lado, se manteria na liderança mesmo com a derrota. Com o cenário de pelo menos um empate do Jacuipense, os dois primeiros colocados não seriam afetados. O Colossal estacionaria nos 18 pontos, enquanto o time do interior iria a 17.
Veja abaixo o cenário que culmina em Ba-Vi nas semifinais:
- Derrota do Vitória para o Atlético-BA
- Empate do Jacuipense com o Jequié
- Derrota do Bahia para a Juazeirense
Todos os jogos da última rodada do Campeonato Baiano acontecem neste sábado (22), simultaneamente às 18h30. Bahia e Juazeirense se enfrentam na Arena Fonte Nova, enquanto Atlético e Vitória duelam no Carneirão. O Jacuipense visita o Jequié, no estádio Waldomiro Borges.
Última semifinal que deu Ba-Vi
Bahia e Vitória não se enfrentam em uma semifinal de Baianão desde 2011, quando o rubro-negro se classificou para a decisão. O placar agregado do confronto terminou 3 a 3, mas o Leão tinha vantagem sobre o Esquadrão por ter feito melhor campanha nas fases anteriores.

Naquela temporada, no entanto, um time do interior acabaria como campeão estadual. Apesar de ter eliminado seu maior rival, o Vitória acabou deixando a taça escapar em final disputada contra o Bahia de Feira, que se sagrou campeão baiano pela primeira e, até então, única vez em sua história.
