Saiu a lista de jogadores convocados do Uruguai para os amistosos em março durante a Data Fifa. A seleção irá enfrentar O Japão e a Coreia do Sul, porém não conta com duas de suas maiores estrelas. Trata-se dos atacantes Luis Suárez, do Grêmio, e Cavani, do Valencia. A lista foi feita pelo técnico interino Marcelo Broli.
📋 𝘾𝙊𝙉𝙑𝙊𝘾𝘼𝘿𝙊𝙎
— Selección Uruguaya (@Uruguay) March 16, 2023
Lista de convocados por Marcelo Broli para la 𝐒𝐞𝐥𝐞𝐜𝐜𝐢𝐨́𝐧 𝐌𝐚𝐲𝐨𝐫 en la Fecha FIFA de marzo.
🆚🇯🇵 (24/3)
🆚🇰🇷 (28/3)#ElEquipoQueNosUne pic.twitter.com/zSJVocr39O
Técnico comandante da seleção sub-20, Broli revelou em entrevista ao jornal “El Pais” que a ausência de alguns nomes, sem citar os dois veteranos de 36 anos, é para gerar novas oportunidades a outros jovens destaques que estão surgindo e preparar terreno para o novo treinador que ainda vai ser definido pela AUF (Associação de Futebol Uruguaio).
" Não quero entrar em casos particulares, mas há jogadores que não precisam provar mais nada na seleção. A ideia também é aproveitar esses jogos para deixar informações para o técnico que virá. É uma boa chance para jogadores que tem que ter minutos na seleção. E (também) não queremos exigir jogadores que estão começando em novos clubes. Eles têm muito mais a perder do que a ganhar. É uma boa oportunidade para outros tipos de jogadores terem uma chance", disse Broli em entrevista ao jornal El País.
Cavani chegou a dar indícios, em 2021, sobre uma possível aposentadoria após a Copa do Catar, porém ainda não se pronunciou sobre o assunto oficialmente. Os dois jogadores fizeram parte da vitoriosa geração uruguaia da última década que conquistou a Copa América em 2011 e foi a quarta colocada na Copa de 2010.

Na lista estão presentes alguns nomes conhecidos pelo futebol brasileiro, como: Arrascaeta (Flamengo), Puma Rodríguez (Vasco), Carballo(Grêmio), Piquerez (Palmeiras), e Canobbio (Athletico-PR).
E a lista completa para os duelos na Ásia ficou assim: Goleiros: Sergio Rochet (Nacional), Santiago Mele (Union de Santa Fe) e Gastón Oliveira (Olímpia);
Defensores: Sebastián Coates (Sporting), Santiago Bueno (Girona) Ronald Araujo (Barcelona), Matías Viña (Bournemouth), Puma Rodríguez (Vasco), Mathías Olivera (Napoli), Piquerez (Palmeiras), Giovanni González (Mallorca);
Meias: Manuel Ugarte (Sporting), Matías Vecino (Lazio), Felipe Carballo (Gremio), Federico Valverde (Real Madrid), Facundo Pellistri (Manchester United), Facundo Torres (Orlando City), Agustín Canobbio (Atlético Paranaense), Giorgian De Arrascaeta (Flamengo), Diego Rossi (Fenerbahçe);
Atacantes: Darwin Núñez (Liverpool), Maximiliano Gómez (Trabzonspor) e Matías Arezo (Peñarol).
