A partida entre Bélgica e Suécia, válida pela 8ª rodada das Eliminatórias da Eurocopa de 2024, foi interrompida após um ataque terrorista no centro da cidade de Bruxelas, na Bélgica, na tarde desta segunda-feira (16). Foi orientado ao público presente no estádio Rei Balduíno, que permaneça no local, até que a situação seja contida.
O ataque aconteceu próximo a Praça Sainctelette, uma das principais de Bruxelas, que fica há 7km do estádio onde acontecia a partida. De acordo com testemunhas, um homem muçulmano, que usava um casaco laranja florescente e um capacete branco, perseguiu pessoas que passavam pelo local e conseguiu alvejar duas vítimas, que vestiam camisas da Suécia.
Até o momento, autoridades belgas confirmam a morte dos dois suecos, baleados pelo homem, que fugiu do local. O Órgão de Coordenação para a Análise de Ameaças (OCAM) aumentou o nível de alerta para "4", considerado o mais alto, na cidade de Bruxelas, deixando o resto da Bélgica no nível 3.
Após o ataque, o criminoso teria gravado um vídeo justificando as mortes como "vingança aos muçulmanos", além de ter revelado fazer parte do Estado Islâmico.
"Graças a Allah, Abdesalam, sou um Mujahid (jihadista) do Estado Islâmico, goste ou não. Vivemos pela nossa religião e morremos por esta mesma religião. Graças a Allah, o irmão Abdesalam vingou os muçulmanos; Eu matei 3 suecos agora há pouco. Graças a Allah...”, diz o homem, em vídeo que circula nas redes sociais.