Morreu, nesta quinta-feira (23), em São Paulo, um dos maiores treinadores do futebol brasileiro: Rubens Minelli, de 94 anos. Ele conquistou quatro títulos brasileiros por Palmeiras, Internacional e São Paulo.
Minelli, que completaria 95 anos em 19 de dezembro, foi internado no hospital no dia 24 do mês passado para tratar uma infecção.
Nascido em São Paulo, Minelli começou a carreira como jogador, na década de 1950, com passagens por clubes como Ypiranga-SP, Nacional-SP e São Paulo. Mas foi como técnico que ganhou fama e ficou conhecido.
O paulista foi o primeiro treinador a conquistar o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas. Em 1975 e 1976, pelo Internacional e, no ano seguinte, pelo São Paulo. Antes, quando a competição não tinha o atual nome, foi campeão pelo Palmeiras, em 1969.
O treinador também comandou clubes como Grêmio, Corinthians, Atlético-MG, Santos, Portuguesa, Sport, Paraná, Ponte Preta e Coritiba, além do Al-Hilal, da Arábia Saudita.
No Internacional, a passagem de Minelli ficou marcada por promover uma revolução tática em um time que contava com nomes como Manga, Falcão, Carpegiani e Valdomiro, entre outros craques.