A cerimônia da Bola de Ouro, vencida pela oitava vez por Lionel Messi em 2023, terá uma mudança a partir da sua próxima edição. Agora, o prêmio será entregue em conjunto com a Uefa, em uma nova parceria anunciada nesta sexta-feira (3).
Tradicional prêmio dado aos melhores jogadores de futebol do mundo, a Bola de Ouro é organizada pela France Football, revista do grupo Amaury, e pelo jornal L'Équipe. Anteriormente, a cerimônia esteve associada à Fifa entre 2010 e 2015, mas voltaram a se separar e então surgiu o The Best.
A Uefa diz que planeja expandir ainda mais o patamar do prêmio e ganhar ainda mais notoriedade ao redor do mundo. A France Football ainda será dona da marca Ballon d'Or e segue responsável pelos critérios de votação, enquanto "a Uefa contribuirá com sua experiência futebolística, comercializará os direitos comerciais globais e organizará a gala anual".
No entanto, a parceria já promove para a próxima cerimônia a criação de dois novos troféus: melhor treinador e melhor treinadora da temporada. Todos os outros prêmios serão mantidos normalmente.
"Por quase 70 anos, a Bola de Ouro tem sido o prêmio individual de maior prestígio no mundo do futebol e é uma prova da extraordinária habilidade, dedicação e impacto das lendas do esporte e de sua marca duradoura na história do esporte. As competições de clubes e seleções nacionais da Uefa, como a Champions League e a Euro, são consideradas os palcos globais mais importantes para jogadores de elite, desempenhando muitas vezes um papel fundamental na candidatura dos jogadores a grandes honras e no seu lugar no panteão do futebol. Uefa e Bola de Ouro são sinônimos de excelência esportiva, então nossa parceria será uma mistura natural de destaque e uma sinergia que promete ser nada menos que excepcional", pontuou o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.
"A Bola de Ouro é o prêmio dos sonhos dos maiores jogadores do mundo. Queremos que a Gala da Bola de Ouro seja um evento global que mostre e destaque o talento dos jogadores de futebol de alto nível nas suas atuações individuais e coletivas, para inspirar todos os talentos do futebol e com o objetivo de reunir a paixão e o entusiasmo de fãs de todo o mundo", enalteceu Jean-Étienne Amaury, CEO do grupo Amaury.