Três torcedores do Valencia CF foram condenados a oito meses de xilindró por xingar Vinícius Júnior de vários termos racistas em uma partida contra o Real Madrid. A punição foi determinada nesta segunda-feira (10) e estreia condenações em casos desse tipo dentro do futebol na Espanha.
E tem mais: os racistas também estão limados de entrar qualquer estádio de futebol no país durante dois anos. Os insultos contra Vini aconteceram no estádio Mestalla, do Valencia, em jogo válido pela 35ª do Campeonato Espanhol de 2022/23. Ofensas como 'mono' [macaco em espanhol] foram proferidas das arquibancadas.
O trio foi identificado no meio da torcida do time da casa, sendo que um deles foi apontado pelo próprio Vinicius no final da partida. Revoltado com as ofensas, o brasileiro protagonizou uma confusão no gramado e ainda acabou sendo expulso na ocasião.
Através de câmeras instaladas dentro do estádio, a polícia local ainda localizou os outros dois elementos. O episódio, inclusive, foi a porta de entrada para uma série de ataques racistas contra o atacante na Espanha.
"A LaLiga conseguiu a primeira sentença condenatória na Espanha por insultos racistas no futebol", disse a LaLiga, liga que toma conta do Campeonato Espanhol, em comunicado.