Entre os duelos decisivos de ida e de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Flamengo, o Bahia precisa virar a chave e retomar o foco para o Campeonato Brasileiro. Isso porque, neste domingo (1º), o Esquadrão já encara o Bragantino, pela 25ª rodada da Série A, às 18h30, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Na 6ª posição com 39 pontos, a cinco do G-4, o Tricolor quer se manter na briga pela vaga direta para a Libertadores e não pode baixar o ritmo.
Na elite nacional, o Bahia defende uma boa sequência: são três jogos sem perder nem sofrer gols. O Bragantino, por outro lado, vive sua pior fase na temporada. São 10 jogos sem vencer e duas eliminações seguidas, na Copa do Brasil e na Sul-Americana. Os paulistas ocupam a 15ª colocação, com 27 pontos, cinco à frente do Z-4.
O cenário, portanto, parece propício para o Esquadrão quebrar o tabu de nunca ter vencido na casa do Massa Bruta. Em 16 jogos, foram sete empates e nove derrotas. Para superar essa marca, Cauly acredita que o gramado do estádio Bragantino pode contribuir.
“Contra o Bragantino a gente sabe que é um jogo bem difícil lá. Um time muito qualificado. É um campo bom de se jogar, vai combinar bastante com nosso estilo. Talvez isso vai ser um fator importante para a gente fazer um bom jogo e talvez quebrar esse tabu”, afirmou o jogador em coletiva ontem, no CT Evaristo.
Mesmo com bons números neste ano, o meia tem sido menos decisivo em comparação com a última temporada. Em 2024, é o 6º do elenco em participações diretas em gols, com 13 (sete gols e seis assistências) em 47 jogos. Já em 2023, fechou com os mesmos 47 jogos, mas com 18 participações (10 gols e oito assistências). Sobre isso, o meia vê o copo meio cheio.
“Muitos acham que meu desempenho ano passado foi melhor, mas eu vejo como um ano positivo, números bons, talvez já até melhor que o ano passado nesta parte do ano. Eu faço o trabalho que o professor pede. Estamos melhores que o ano passado, e isso é o mais importante”, avaliou.
Esquadrão sem novidades
O atacante Biel deu continuidade à recuperação de sua lesão e deve ser desfalque mais uma vez no confronto com o Bragantino, fora de casa, pela Série A. Já Acevedo, volante lesionado desde dezembro, ficou na academia, enquanto Gilberto participou de parte dos trabalhos com o grupo e, em seguida, fez atividades especiais. Os dois também seguem ausentes da equipe.
Durante os trabalhos do dia, os jogadores assistiram vídeos de acertos e erros contra o Flamengo. Na sequência, fizeram treino técnico em campo reduzido. Já no fim, os titulares foram dispensados, enquanto o restante fez um tático.
FICHA TÉCNICA
Bragantino x Bahia
Campeonato Brasileiro - 25 rodada
Local: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista
Data: 01/09/2024
Horário: 18h30
Árbitro: Davi Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Transmissão: Premiere
Bragantino: Cleiton; Hurtado, Douglas Mendes, Pedro Henrique e Guilherme Lopes; Jadsom, Lucas Evangelista e Lincoln; Mosquera, Vitinho e Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.
Bahia: Marcos Felipe; Santi Arias, Kanu, Gabriel Xavier e Juba; Jean Lucas, Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Cauly; Everaldo e Thaciano. Técnico: Rogério Ceni.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana