Em busca de uma reação na Série A do Brasileirão, o Bahia tem hoje mais uma oportunidade de enfrentar um adversário direto na luta contra o rebaixamento e deixar o grupo dos quatro últimos colocados da competição. A partir das 16h, o Esquadrão encara o Goiás, no estádio da Serrinha, em uma verdadeira final de campeonato já que o Esmeraldino é o primeiro time fora do Z-4 com 27 pontos, dois a mais que a equipe baiana.
Só que, além das dificuldades que o Tricolor já enfrenta no Campeonato Brasileiro desta temporada, o time de Rogério Ceni terá que quebrar um tabu histórico se quiser deixar a zona da degola: vencer os goianos fora de casa pela primeira vez na história da Série A.
Para isso acontecer, o time já tem uma alteração certa: o zagueiro Gabriel Xavier vai entrar na vaga do suspenso Kanu e é uma das esperanças de mudanças no Esquadrão. “Estou bem preparado, mentalmente muito bem. E tenho certeza de que farei um grande jogo. Eu, o Bahia e, com certeza, sairemos com o triunfo para dar um pontapé, manter mais constâncias e ganhar mais jogos”, afirmou o jogador em coletiva ontem na Cidade Tricolor.
O jovem defensor não deu pistas sobre quem será o titular na zaga do Esquadrão ao seu lado, mas ressaltou que os atletas estão prontos para entrar em campo e buscar o triunfo longe de Salvador. “Sabemos do momento que não é bom, nosso capitão está suspenso. Mas a gente vem trabalhando forte. O professor deixa a gente sempre concentrado, preparado, prepara todo mundo. Quem jogar vai dar resultado”, destacou.
Mesmo com a equipe na zona de rebaixamento e sem vencer há duas rodadas, Gabriel Xavier assegurou que o elenco não baixou guarda e que acredita que o time vai escapar da degola. “A gente sabe do nosso momento, sabe que precisa ter mais constância, que precisa ganhar os jogos. Sabe que é um jogo muito importante, de seis pontos, contra uma equipe bem qualificada”, ressaltou o jogador.
Por fim, apesar de o adversário também estar na parte de baixo da tabela do Brasileirão, o zagueiro do Esquadrão destacou as qualidades do Goiás e pediu que os companheiros entrem ligados na partida para não cometer os mesmos vacilos das últimas rodadas na competição nacional. “Estudamos a equipe deles. [...] Acredito que o maior ponto é aumentar nosso nível de concentração, manter os 90 minutos concentrados para fazer um bom jogo e sair com o resultado”, completou o atleta do Bahia.
Viagem tem Cauly e protesto
Com o retorno do meia Cauly, que participou normalmente do último treino realizado ontem na Cidade Tricolor, o Esquadrão concluiu os ajustes para encarar o Esmeraldino. O camisa 8 foi relacionado para a partida e será titular da equipe. Por outro lado, Kanu, suspenso, e Cittadini, em fase de transição, estão fora do embate.
Contudo, é esperado que Rogério Ceni faça mais modificações no time para esta tarde. Após o treino, a deleção tricolor seguiu para o aeroporto de Salvador rumo à Goiânia e deu de cara com um grupo de torcedores na bronca com o time e que foi protestar no saguão do local. Um dos mais ‘cornetados’ pelos torcedores foi o atacante Everaldo, que deve esquentar o banco de reservas hoje.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana