
Em um duelo decisivo para tentar se afastar da zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro, o Bahia foi derrotado pelo Internacional por 2 a 0, neste domingo (28), no estádio Beira-Rio, e colou na degola da competição. Johnny e Wanderson fizeram os gols que deu a vitória ao Colorado. Com o revés, o Esquadrão cai para a 16ª posição na tabela de classificação e está fora do Z-4, empatado em pontuação com o 17º colocado Goiás, por causa do critério dos desempates.
O jogo
Os donos da casa começaram a partida tentando mostrar serviço e pressionar o Tricolor desde o início. Logo no primeiro lance de ataque, Alemão recebeu a bola pelo lado esquerdo, de cara com o goleiro Marcos Felipe, mas chutou torto para fora. O jogador ainda ficou pedindo pênalti, mas o árbitro Wagner Magalhães mandou o lance seguir.
O Colorado chegou novamente com lançamento longo. Desta vez, Alan Patrick encontrou Alemão nas costas do sistema defensivo do Bahia, que começou o duelo cochilando, e saiu de frente para o gol. O atacante tentou driblar Marcos Felipe e, mais uma vez, simulou que havia sofrido pênalti.
A partir daí, o Esquadrão conseguiu colocar a bola no chão, acalmar a partida e por pouco não balançou as redes. Biel recebeu a bola na intermediária, saiu fazendo fila na zaga do Inter, e teve ótima chance para finalizar. Porém, Everaldo deu uma de zagueiro e atrapalhou a finalização do camisa 11 do Bahia.
O lance deixou o Tricolor empolgado. Aos 18 minutos, Chávez escapou em velocidade pelo lado esquerdo e cruzou na medida pra Everaldo. O centroavante subiu mais alto que os defensores adversários, testou forte no canto, mas o goleiro John se esticou e fez uma linda defesa.
O ritmo do confronto foi diminuindo assim como a temperatura no Rio Grande Sul. Bahia e Inter ficaram trocando passes na maior parte do tempo, mas o que se viu foi muita vontade e pouca técnica por parte dos atletas.

Segundo tempo
Na volta do intervalo, o técnico Mano Menezes mexeu na equipe gaúcha e, logo aos 3 minutos, teve a resposta. Wanderson, um dos escolhidos do treinador para deixar o time mais ofensivo, fez boa jogada pelo lado esquerdo, colocou a bola na área, Pedro Henrique desviou na primeira trave e a bola sobrou para Johnny, que finalizou forte, abrindo o placar no Beira-Rio.
Após o gol sofrido, o Bahia melhorou em campo e começou a oferecer perigo ao time gaúcho. Em um lance ofensivo, Ademir partiu em velocidade pelo lado direito, driblou o adversário e cruzou rasteiro. Atento, John conseguiu esticar as mãos e tirar a bola, que já estava chegando na medida para Biel empurrar para as redes.
O Esquadrão continuou pressionando em busca do empate e Thaciano perdeu um gol incrível no meio da etapa final. Após escanteio cobrado na área, Rezende desviou de cabeça e o meia ficou com o rebote, dentro da pequena área, sem goleiro. Contudo, finalizou muito mal e a bola voltou nas mãos do goleiro colorado.
Como quem não faz, toma. Já no apagar das luzes, o Inter fechou o caixão tricolor. Wanderson aproveitou uma bola rebatida na defesa do Esquadrão e estufou as redes de Marcos Felipe.
Sem tempo para lamentar, o Tricolor já muda o foco para a Copa do Brasil, onde enfrenta o Santos, na quarta-feira (31), às 19h, na Arena Fonte Nova. O duelo de ida contra o Peixe terminou sem gols, por isso, quem vencer fica com a vaga nas quartas de final da competição. Se o empate entre as equipes persistir, a decisão será por pênaltis.
FICHA TÉCNICA
Internacional 2 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro - 8ª rodada
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: 28/05/2023 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Farinha (ambos do RJ)
VAR: Daiane Caroline Muniz (SP)
Internacional: John; Rômulo (Igor Gomes), Moledo, Nico Hernandez e Thauan Lara (Renê); Johnny, De Pena, Pedro Henrique, Alan Patrick; Pedro Henrique (Luiz Adriano/Lucca) e Alemão (Wanderson). Técnico: Mano Menezes.
Bahia: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte (Ademir) e Vitor Hugo; Jacaré, Rezende, Thaciano, Cauly e Chávez (Ryan); Biel e Everaldo (Mingotti). Técnico: Renato Paiva.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana