A espera enfim acabou. O Bahia estreia neste sábado (14) na volta à principal competição de futebol do país, o Campeonato Brasileiro da Série A. O primeiro desafio do Tricolor é contra o Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, a partir das 18h30. Começar a competição com um triunfo fora de casa é de extrema importância para que a equipe embale em busca dos objetivos e, para isso, o Esquadrão terá que quebrar o tabu de nunca ter vencido o Braga jogando em São Paulo.
Uma das apostas do técnico Renato Paiva para encerrar o incômodo jejum contra o Massa Bruta é o novo esquema tático com três zagueiros. Desde que adotou a formação, o Bahia está invicto com quatro triunfos e um empate. Titular do time nesta formação, o zagueiro Gabriel Xavier revelou que jogar com o trio defensivo tem sido um fator positivo e acredita em um setor sólido para conquistar o resultado positivo em SP.
“Com muito trabalho, é o que a gente vem fazendo durante a semana. A gente vem treinando forte, já estudou, analisou os momentos do jogo. Com certeza, a gente está preparado. Esse esquema novo tem nos ajudado muito. Defensivamente, a gente está sendo mais consistente. Tenho certeza de que faremos um grande jogo”, afirmou o jogador em coletiva no CT do clube ontem.
O defensor está confiante no momento que a equipe vive na temporada e projetou bons resultados no Brasileirão para o Tricolor chegar o mais longe possível na tabela de classificação. “Nossa equipe vem trabalhando forte. A gente sabe da evolução que teve nessas últimas semanas, até de final de Campeonato Baiano e Copa do Brasil. Pode ter certeza de que iremos fazer um grande campeonato, uma grande Série A. A expectativa é a melhor possível, de brigar em cima da tabela o campeonato todo. Para mim, que é minha primeira Série A, muito feliz”, vislumbrou.
O jovem também destacou que a união dos atletas será determinante para o Bahia colher bons frutos na competição nacional. “É um grupo muito trabalhador, a gente vem trabalhando sério, comprando as ideias do mister. Agora a gente sabe que está mais entrosado, sabe características dos companheiros. Com certeza nos ajuda a fazer um bom futebol”, completou.
Aos 21 anos, o zagueiro disputará a Série A do Brasileirão pela primeira vez na carreira. Ele começou a temporada como reserva, no entanto, foi ganhando espaço no time titular e, com a lesão de Marcos Victor, assumiu a titularidade de uma vez por todas.
Time de Renato Paiva terá desfalques
O elenco do Bahia concluiu na sexta-feira (13), na Cidade Tricolor, a preparação para a estreia de hoje na Série A. E, de última hora, Renato Paiva recebeu a notícia de que vai ter problemas para escalar a equipe. Os atacantes Biel e Ricardo Goulart não participaram das atividades por causa de sintomas gripais e serão desfalques. Com isso, o atacante Ademir deve estrear como titular da equipe.
Por outro lado, o meia Cauly, que ficou de fora do último jogo, e o volante Thaciano vão reforçar a equipe. Quem também chegou para ajudar no time tricolor foi o zagueiro Vitor Hugo. Ele desembarcou ontem em Salvador e se apresentou ao clube. Como já vinha treinando, a expectativa é de que o defensor seja relacionado para o duelo da próxima rodada do Brasileirão contra o Botafogo.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana