O Bahia não teve uma atuação das mais brilhantes, mas graças ao belo gol de Thaciano, venceu o CRB por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (28), no estádio Rei Pelé, em Maceió, e assumiu a liderança do Grupo B da Copa do Nordeste. Com o triunfo, o Esquadrão foi aos nove pontos e está na ponta da chave, com dois pontos à frente para o vice-líder Fortaleza. O Tricolor volta a campo no domingo (3), às 16h para encarar o Jacuipense, na Arena Fonte Nova, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano.
O jogo começou muito truncado em Maceió, mas com time do Bahia mantendo mais a posse de bola. Porém, foi o CRB que chegou com perigo primeiro. Logo aos 5 minutos, após contra-ataque, Léo Pereira cabeceou para o meio da área e Gegê, ex-Vitória, pegou de voleio e mandou para fora.
Após o lance, o Galo da Pajuçara cresceu na partida e passou a pressionar forte, fazendo com que o Esquadrão tivesse dificuldades para segurar a bola. Com isso, os donos da casa seguiram criando chances e exigiram duas boas defesas de Marcos Felipe. Aos 22 minutos, até chegaram a balançar a rede com Fábio Alemão, mas o tento foi invalidado por impedimento.
Após o susto, o Tricolor melhorou um pouco e parou de sofrer tanto na defesa. Com isso, ao passar dos minutos, a equipe baiana voltou a ter mais a posse e frequentar o campo de ataque. Porém, faltava criatividade ao time, que não conseguia furar a defesa bem postada alagoana.
Quando parecia que as equipes iriam para o intervalo com o placar em branco, aos 46 minutos, o Bahia abriu o marcador com um golaço. Ademir recebeu lançamento de Cauly, dominou e tocou para deixar Thaciano na cara do gol. Com muita categoria, o camisa 16 deu uma cavadinha na saída do goleiro e fez o 1 a 0.
Os donos da casa voltaram para a segunda etapa no gás em busca do empate. Mas o Bahia se defendeu melhor e não correu tantos riscos apesar da pressão do adversário. O CRB só foi chegar perigosamente mesmo aos 20 minutos. Após cruzamento rasteiro, Anselmo Ramon chegou de carrinho e por pouco não alcançou a bola.
A partir daí, o gás da equipe alagoana acabou e o Esquadrão soube tirar proveito para administrar a vantagem, explorando os contra-ataques. E, aos 27 minutos, a equipe tricolor quase conseguiu ampliar o placar. Após jogada bem trabalhada, Jean Lucas recebeu na entrada da área e chutou de chapa, obrigando o goleiro Matheus Albino a fazer uma defesaça.
Na reta final da partida, o Tricolor ainda levou um susto com Kanu, que quase marcou um gol contra e foi salvo por Marcos Felipe. Mas, tirando esse lance, a equipe soube ‘cozinhar o galo’ até o apito final, que veio após sete minutos de acréscimos, para sair de Maceió com os três pontos e a liderança na bagagem.
FICHA TÉCNICA
CRB x Bahia
Copa do Nordeste - 4ª rodada
Local: Rei Pelé, em Maceió
Data: 28/02/2024 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Transmissão: SBT e Nosso Futebol
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Lorival Candido das Flores e Debora Rayane Fernandes Martins (ambos do RN)
Cartões amarelos: Rezende, Cuesta, Jean Lucas, Adriel e Marcos Victor (Bahia) / Saimon (CRB)
Gols: Thaciano (Bahia)
CRB: Matheus Albino; Hereda, Saimon (Heron), Fábio Alemão e Willian Formiga (Vitinho); Falcão, João Pedro (Mike), Gegê (Cauã Santos) e Jorginho (Kelvin); Léo Pereira e Anselmo Ramon. Técnico: Daniel Paulista.
Bahia: Marcos Felipe; Arias, Kanu, Victor Cuesta e Juba; Rezende (Yago Felipe), Jean Lucas, Thaciano (Everaldo), Everton Ribeiro (Caio Alexandre) e Cauly; Ademir (Biel). Técnico: Rogério Ceni.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana