30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Indefinido - 04/12/2023, 12:38 - Silvânia Nascimento- Atualizado em 04/12/2023, 14:22

Torcida mista vai voltar? MP e FBF se pronunciam sobre clássico Ba-Vi

Duelo entre Bahia e Vitória com torcida mista está suspenso desde 2017 no estado

Ba-Vi com torcida mista pode rolar em breve
Ba-Vi com torcida mista pode rolar em breve |  Foto: Olga Leiria e Uendel Galter / Ag. A Tarde

O primeiro Ba-Vi 2024 já tem data marcada, entretanto, a decisão das autoridades sobre o possível retorno da torcida mista no clássico mais eletrizante do nordeste segue indefinida.

Procurado pelo Portal MASSA! o Ministério Público da Bahia (MP-BA) - órgão que recomendou à Federação Bahiana de Futebol (FBF) e à CBF a modalidade de torcida única - explicou que o tema ainda está sendo discutido.

Leia mais:

Primeiro Ba-Vi de 2024, pelo Baianão, será no Barradão

"A situação da torcida única está sendo debatida pelo Ministério Público estadual com os clubes do Bahia e do Vitória, o Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe) e a FBF para construção conjunta da melhor solução. Ainda não há uma definição", esclareceu o MP.

Já a FBF informou que, antes de qualquer decisão, é preciso levar em consideração alguns fatores, como o alinhamento com a Polícia Militar e o Ministério Público. "Eles sabem o que é melhor para a segurança dos torcedores e demais envolvidos e como esse retorno deve acontecer".

Ainda de acordo a Federação Bahiana de Futebol, esse assunto precisa ser discutido com cautela. "A FBF entende que a presença de torcidas de Bahia e Vitória em um Ba-Vi engrandece o clássico, fortalece os clubes e o futebol baiano, mas acredita que não é uma decisão a ser tomada com pressa. A entidade está à disposição das autoridades para colaborar com o que for preciso na busca pelo entendimento".

Clubes

A equipe de reportagem também procurou os clubes em busca de um posicionamento. Por meio de nota, o Vitória disse que o "presidente [Fábio Mota] se manifestou, por ocasião de uma audiência promovida pelo deputado Bobo na Assembleia, ser favorável ao retorno de torcida mista".

Quanto ao Bahia, até a divulgação desta matéria, ainda não havia se posicionado sobre o assunto.

Suspensão

A mistura das duas torcidas nos clássicos está suspensa desde 2017, quando a CBF e FBF acataram a recomendação do Ministério Público. Na ocasião, no primeiro Ba-Vi do ano, torcedores protagonizaram uma confusão, após a partida, que resultou na morte de um torcedor do Bahia, nas proximidades da Arena Fonte Nova.

Além disso, em 2018, houve o episódio de uma briga generalizada entre jogadores das duas equipes, numa partida no Barradão, que precisou ser encerrada antes do tempo previsto. Nove atletas foram expulsos na época

exclamção leia também