26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

caso de racismo - 24/04/2023, 18:47 - Bruno Dias

Torcedores da Juve são banidos após racismo contra Lukaku

Os torcedores racistas foram identificados e proibidos de participar eventos esportivos na Itália

Lukaku poderá jogar o jogo de volta da copa da Itália
Lukaku poderá jogar o jogo de volta da copa da Itália |  Foto: Marco bertorello / afp

A polícia italiana fez uma divulgação, nesta segunda-feira (24), de que os 171 torcedores da Juventus foram identificados pela Divisão de Investigações Gerais e Operações Especiais (Digo) de Turim como autores dos cantos racistas contra o atacante da Inter de Milão, Romelu Lukaku. Após a conclusão das investigações, esses indivíduos serão banidos de eventos esportivos no país italiano, por tempo ainda indeterminado.

A punição nos torcedores foi aplicada por meio da chamada Daspo, que é uma medida preventiva da legislação italiana voltada para combater a violência no esporte desde o final da década de 1980.

O caso continua em aberto, pois, segundo a imprensa italiana, foram aproximadamente 250 torcedores que cometeram os atos racistas, e as autoridades não conseguiram identificar todos até o momento, porém estão mantendo o foco total para descobrir os demais culpados. Até agora, 171 indivíduos foram punidos após serem identificados em gravações de vídeo e áudios.

Como surgiu o caso

No início deste mês, durante o primeiro jogo da semifinal da Copa da Itália entre Juventus e Inter de Milão, o jogador Romelu Lukaku foi alvo de cantorias e ofensas racistas vindos da torcida da Juventus. O atacante marcou o gol de empate para a Inter no finalzinho da partida e acabou sendo xingado pelos torcedores rivais depois de terem interpretado sua comemoração típica como uma provocação. Lukaku ainda foi expulso durante a partida por conta do gesto feito.

Após marcar o gol da Inter, Lukaku comemorou da mesma forma de sempre, fazendo um gesto de saudação militar com uma mão e colocou seu dedo frente à boca, como se estivesse pedindo silêncio. No entanto, o juiz do jogo interpretou o gesto como um tipo de provocação a torcida rival e levantou o segundo amarelo ao jogador, que foi expulso em seguida. Após a expulsão, uma grande confusão se intensificou no gramado e os insultos racistas por parte dos torcedores da velha senhora ficaram ainda mais recorrentes, caso que já havia acontecendo bem antes do gol.

A Federação Italiana de Futebol retirou a suspensão de Romelu Lukaku na Copa da Itália, no último sábado (22). A equipe da Inter de Milão já havia tentado recuperar a suspensão anteriormente, porém o Comitê de Apelação da Federação negou o pedido, deixando os torcedores de Milão revoltados com a situação. No entanto, o presidente da Federação Italiana de Futebol, Gabriele Gravina, concedeu uma permissão que permitia Lukaku jogar o jogo de volta da semifinal, que será na próxima quarta-feira (26).

exclamção leia também