O governo espanhol decidiu aplicar, na terça-feira (17), uma multa de 60 mil euros, cerca de R$ 370,5 mil, a um torcedor que proferiu ofensas racistas contra o jogador Vinicius Júnior. O ataque ocorreu na rede social “X”, anteriormente conhecida como Twitter.
Leia mais:
Risco alto no Rio de Janeiro com dois jogos da Libertadores esta noite
Super quarta! Veja horários e onde assistir a Champions e Libertadores
A penalidade, classificada como “muito grave”, foi aplicada pela Comissão Estatal contra Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte da Espanha. De acordo com a Comissão, o caso será encaminhado ao Ministério Público para determinar se os insultos configuram crime de ódio, conforme a legislação vigente na Espanha.
O atacante brasileiro do Real Madrid, frequentemente alvo de racismo no futebol espanhol, já buscou a Justiça local para punir ofensores. Em recente declaração à CNN, o atleta informou que em casos futuros de racismo, a equipe optará por se retirar de campo. “No clube falamos muito sobre isso. Não só eu, mas todos os jogadores disseram que se isso acontecer, da próxima vez teremos que sair de campo para que todas as pessoas que nos insultaram tenham que pagar uma pena muito maior.”
Além de sua atuação na luta contra o preconceito e discriminação, o jogador realiza trabalhos sociais significativos por meio do Instituto Vinícius Júnior e atua como embaixador da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), sendo um dos poucos brasileiros a receber tal reconhecimento, ao lado de Pelé.