27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Todo cuidado é pouco! - 30/08/2024, 21:38 - Larissa Falcão

Torcedor leva golpe em compra de ingressos para Bahia e Flamengo

De férias na Bahia, o rapaz pretendia ir ao jogo com a família

O torcedor sofreu um golpe na tentativa de compra de ingressos para o jogo
O torcedor sofreu um golpe na tentativa de compra de ingressos para o jogo |  Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

A partida entre Bahia e Flamengo, na última quarta-feira (28), válida pelas quartas de final da Copa do Brasil, rendeu uma verdadeira ‘guerra’ em busca de ingressos para o evento esportivo, tanto entre a torcida mandante, quanto a visitante. Quem foi em busca das entradas nas bilheterias e site rapidamente se deparou com os bilhetes esgotados.

Leia também:

Dupla Ba-Vi conhece datas e horários de mais quatro rodadas da Série A

Após AVC isquêmico, narrador João Andrade recebe alta hospitalar

Alguns torcedores não tiveram a sorte de garantir os acessos por meios oficiais, e acabaram tendo que recorrer, de última hora, à compra por meio de terceiros, como foi o caso do torcedor João Portela. O jovem do Espírito Santo, que estava aproveitando as férias com a família na Bahia, acabou caindo em um golpe, na tentativa de comprar ingressos para o setor da torcida visitante.

Como solução de adquirir as entradas para o jogo decisivo, João arriscou, pela primeira vez, comprar com terceiros. Ele então se deparou com o anúncio de uma mulher, na rede social X, que estava supostamente vendendo quatro ingressos para a partida.

Imagem ilustrativa da imagem Torcedor leva golpe em compra de ingressos para Bahia e Flamengo
Foto: Reprodução

"Eu iniciei a conversa, chamei a pessoa, ela respondeu rápido e perguntou quantos ingressos eu precisava. Eu falei que precisava dos quatro, porque ela anunciou quatro ingressos: duas inteiras e duas meias. Era exatamente o que eu precisava", contou João ao Massa!

Ao longo da negociação, o torcedor não percebeu nada de suspeito. No entanto, no momento de realizar o pagamento, a primeira chave pix que a vendedora havia enviado não levava o nome descrito por ela na rede social, e ainda apresentou uma mensagem de "chave pix fora do ar", no aplicativo do banco usado por João.

Imagem ilustrativa da imagem Torcedor leva golpe em compra de ingressos para Bahia e Flamengo
Foto: Reprodução

"Na hora que eu fui enviar o pix pra ela, ela me passou o pix de uma outra pessoa, uma amiga, só que na hora de enviar deu um erro. Eu fui avisar para ela e ela passou o pix de uma outra pessoa novamente, eu achei estranho, mas aceitável. As vezes a pessoa está com algum problema no aplicativo do banco e usa o pix da mãe, do irmão, do tio", explicou.

Após o ocorrido, o torcedor seguiu na negociação com a vendedora, e ela chegou a mandar prints da área de ingressos supostamente da Arena Fonte Nova, e também enviou imagens do seu suposto documento de identidade. Tudo isso influenciou João prosseguir com a negociação e enviar o valor de R$ 160 para a 'vendedora', como garantia da compra, que totalizaria R$ 460.

Imagem ilustrativa da imagem Torcedor leva golpe em compra de ingressos para Bahia e Flamengo
Foto: Reprodução

No entanto, após o pagamento a mulher parou de responder as mensagens de João e bloqueou seu perfil na rede social. "Ela ficou de transferir os ingressos pra mim. No entanto, ela me bloqueou. Eu mandei o valor, daí ela me bloqueou, e em nenhum momento, me passou os ingressos. Em nenhum momento. Ela nem chegou a mandar um ingresso fake. Mas ela fez parecer que tinha ingresso pelos prints", relatou.

Frustrado com o ocorrido, João contou que ela segue ativa na rede social e anunciando outros tipos de ingressos para eventos esportivos. O torcedor lamentou que outras pessoas possam cair no mesmo golpe que ele.

Imagem ilustrativa da imagem Torcedor leva golpe em compra de ingressos para Bahia e Flamengo
Foto: Reprodução

"Eu fiquei frustrado, mas não surpreendido. Em certo momento, fui percebendo algumas coisas estranhas, que não estavam batendo, mas acabei dando esse voto de confiança na pessoa. Ficamos chateados em não irmos ao jogo, e essa frustração poderia ter sido evitada. O que me preocupa é que como ela continua ativa no X e ela pode enganar outras pessoas também", desabafou o torcedor, que não registrou a ocorrência na polícia e ficou no prejuízo.

Recebi um golpe, e agora?

Ao Portal Massa!, o advogado Afonso Rios apresentou medidas que inicialmente podem ser tomadas, após ser lesado em golpes desse tipo. “Estamos tratando de um crime de estelionato, então a primeira medida e mais urgente a se tomar é a abertura de um boletim de ocorrência junto à autoridade policial. Assim que você perceber que caiu em um golpe desse tipo, é necessário juntar todas as informações que você tiver do vendedor”, esclareceu.

É válido frisar que, uma vez que as informações fornecidas pelo vendedor não sejam verdadeiras e sim de supostos ‘laranjas’, ainda assim é necessário juntá-las e apresentar à polícia, para investigação. "Nome que aparece no Pix, chave Pix, CPF, documentos enviados, perfis das redes sociais. Toda informação é válida, e a depender do sucesso da investigação, é possível até que a pessoa lesada obtenha novamente o valor perdido”, acrescentou.

Para evitar cair em golpes com compras de ingressos por meio de terceiros, é importante sempre você optar por adquirir as entradas por meios oficiais. "O que pode ser feito para evitar cair em golpes desse tipo, principalmente, é você somente efetuar a compra de ingressos, seja de partida de futebol, de shows, de eventos, somente no site oficial ou no meio de venda oficial daquele evento, onde ali há uma garantia maior de segurança", pontou o advogado.

Outro ponto a ser observado com cautela são os valores cobrados pelos ingressos. Preços muito abaixo do praticado, ou até superiores, devem ser um motivo de alerta.

exclamção leia também