Maior vencedor da história da competição de divisão de base, o Corinthians bateu o Cruzeiro por 1 a 0 e se consagrou campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 pela 11ª vez, na tarde desta quinta-feira (25), em Itaquera. O gol do Timãozinho foi marcado no apagar das luzes do tempo regulamentar pelo atacante Kayke, eleito o craque do jogo.
Dentro do confronto, o time visitante sempre se mostrou mais seguro de sua ações e dominou durante quase todo o duelo na Neo Química. O Corinthians, no embalo do 'bando de loucos', se mostrou aguerrido, apesar de ter tido boas tramas, principalmente pelo lado esquerdo do ataque com Kayke.
Primeiro tempo azul
As expectativas envolvendo a final da Copa São Paulo de Futebol Jr foram atendidas dentro das quatro linhas. As equipes mostraram intensidade e técnica de gente grande. Mas quem acabou sendo grande mesmo foi o Cruzeiro, se mostrando bem equilibrado defensivamente e ofensivamente.
Os donos da casa, no entanto, até tiveram boas tramas, principalmente quando saíram dos pés de Kayke, camisa 11 da equipe paulista. Porém, as atitudes precipitadas do time tornaram a vida dos visitantes mais fácil: permitindo contra-ataques a uma equipe bem postada.
Segunda etapa
O Cruzeiro voltou para o segundo tempo melhor do que já estava na primeira etapa do confronto. Ciente de suas ações ofensivas e defensivas desde o apito inicial, a Raposa aplicou mais velocidade no jogo nos primeiros minutos.
A partir de duas intervenções do arqueiro Longo, o Corinthians passou a mostrar mais vontade de vencer o jogo. A pressão, então, deu certo. Kayke driblou o marcador na ponta esquerda, fora da área e, de direita, mandou um chutaço para abrir o placar aos 40 minutos do segundo tempo.
Depois de sofrer o gol, o Cruzeiro foi para cima no desespero, mas não conseguiu ser eficiente. Sem mexer no placar, o árbitro apitou o fim do jogo e o Timãozinho comemorou mais uma taça da Copinha.
Ficha Técnica
Final da Copinha 2024
Data e horário: Quinta-feira (25), às 15h30
Local: Neo Química Arena, São Paulo
Escalação do Corinthians: Longo; Meer, Santos, Tchoca e Mana, Pedrinho, Bidon e Gustavo; Higor, Sousa e Kayke. Técnico: Danilo Andrade.
Escalação do Cruzeiro: Otávio; Carlos, Pedrão, Alves e Henrique; Meira, Jhosefer, Xavier e Tevis; Vitinho e Arthur. Técnico: Fernando Seabra.