23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Derrubando barreiras - 01/09/2025, 07:30 - Kaiky Menezes*

Tigres e Dragões: karatê é ferramenta de transformação para todos

Iniciativa no bairro de São Rafael auxilia toda a comunidade

Projeto vem de um histórico familiar pautado pela arte
Projeto vem de um histórico familiar pautado pela arte |  Foto: Uendel Galter / AG. A TARDE

O esporte é uma das maiores expressões culturais de um povo e uma das principais ferramentas para transformar vidas. Desta forma, surge o projeto de Karatê Tigres e Dragões, realizado no bairro de São Rafael, em Salvador, e que atende todas as faixas de idade. Com o professor Matheus Malta no comando das aulas, a iniciativa vem de um histórico familiar que sempre foi pautado pela arte marcial.

“O karatê entrou na minha vida desde muito cedo, através da minha família. Eu comecei a treinar com o meu tio, que é o sensei Paulo Sérgio, fundador da Tigres e Dragões. E depois que eu me formei em faixa preta, já era adulto, e eu comecei a dar aula e fui reabrir o clube da Tigres e Dragões”, detalhou o mestre em entrevista ao MASSA!.

Matheus Malta conta que o projeto foi fechado em 2010, reabrindo em 2016 como professor em Salvador e o seu tio Paulo Sérgio cuidando do dojô do interior, em São Félix do Coribe. Além dos dois locais de treinamentos, o Tigres e Dragões também tem uma iniciativa social, que surgiu em 2018, em parceria com a igreja CEAD e o colégio estadual Kleber Pacheco, com o objetivo de levar o esporte de maneira mais acessível para as comunidades e já está rendendo muitos frutos, como no Campeonato Mundial que foi realizado no Japão em 2024.

Matheus Malta, professor comanda as aulas no dojo
Matheus Malta, professor comanda as aulas no dojo | Foto: Uendel Galter / AG. A TARDE

“No ano passado, eu tive a felicidade de, além de ir como atleta, a gente conseguiu levar outros cinco atletas daqui para o outro lado do mundo. Inclusive com um dos nossos atletas se sagrando campeão mundial, o Arthur Nascimento, então foi a grande realização de sonho para mim, tanto como atleta, como professor”, vibrou o orgulhoso sensei, completando sobre os seus objetivos.

“A minha ideia é que a gente consiga expandir esse projeto, abranger mais atletas e transformar vidas através do esporte. Esse é o meu objetivo, treinar o karatê para a vida, a gente não está aprendendo só uma luta, a gente está aprendendo aqui disciplina, respeito, a ganhar, perder, ter perseverança, você traçar uma meta e alcançar esse objetivo”, concluiu Malta.

Arthur Nascimento, atleta de 11 anos é campeão mundial
Arthur Nascimento, atleta de 11 anos é campeão mundial | Foto: Uendel Galter / AG. A TARDE

Garoto representa grandão

Um dos garotos que brilham no projeto é o campeão mundial de karatê, Arthur Nascimento, de apenas 11 anos. O jovem já gostava do esporte, mas foi na iniciativa que deu um verdadeiro salto.

“Eu comecei com 4 anos na minha escola. A dificuldade foi grande por eu não conhecer o esporte. Fui me adaptando aos poucos. Quando eu vim para o projeto, a adaptação e o treinamento foram diferentes. Aí eu fui me adaptando até conseguir o que eu consegui hoje”, destacou Arthur ao MASSA!.

Aulas contemplam crianças, jovens e também adultos
Aulas contemplam crianças, jovens e também adultos | Foto: Uendel Galter / AG. A TARDE

Mesmo com o karatê sendo uma arte que molda a concentração e o foco, é impossível não se desvencilhar de toda essa atenção quando você se torna campeão mundial e, para o jovem Arthur, não foi tão diferente. “Eu não consegui raciocinar direito, eu só comemorei com a minha família. Foi algo que só depois eu consegui entender que eu consegui ser campeão mundial”, descreveu o vitorioso atleta.

Taiana Gabriela, mamãe de Dandara, que pratica esporte
Taiana Gabriela, mamãe de Dandara, que pratica esporte | Foto: Uendel Galter / AG. A TARDE

Mãe é total orgulho

Não tem nada mais bonito do que o orgulho de uma mãe e, para Taiana Gabriela, mãe da pequena Dandara, de 8 anos, integrante do projeto de Karatê do Tigres e Dragões, o esporte salva vidas. “O aprendizado é mútuo. Ela ficou mais paciente, disciplinada. Na escola ela melhorou nas notas, na questão de disciplina, no convívio em equipe”, afirmou a mãezona ao MASSA!.

A presença de Dandara na iniciativa, além de melhorar a vida da pequena, também relembra a infância de Taiana, que foi muito impactada pelos esportes. “Eu sou moradora do Subúrbio, eu vim da periferia e o que me ajudou a alcançar minha formação, foi com base no esporte. O esporte transforma jovens. Hoje em dia eles não focam muito nisso, é cultural. Deveriam investir mais em esporte, mexer na base, colocar esses projetos nas escolas públicas, porque os jovens são o futuro do país”, destacou.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana

exclamção leia também