De Xerém para o mundo, ou melhor, para a quarta Copa do Mundo. Segundo jogador mais velho a vestir a camisa da seleção brasileira, Thiago Silva escreveu mais um capítulo de sua história no futebol profissional. Com mais um torneio nas costas, ele divide o posto com Pelé e Ronaldo Fenômeno, todos com quatro cada.
O nome dele está no quadro de zagueiros que vão integrar o elenco do técnico Tite, junto a Bremer, da Juventus, Marquinhos, do Paris Saint-Germain, e Éder Militão, do Real Madrid. Contudo, com maior peso entre eles, Thiago só difere de Pelé e Ronaldo quando o assunto é conquistar uma taça.
Até então, o melhor rendimento do defensor em um Mundial aconteceu em 2014, quando o Brasil concluiu o torneio na quarta colocação. No 7 a 1 contra a Alemanha, ele esteve ausente pois estava suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos. No geral, o experiente defensor, do Chelsea, tem 109 jogos pela seleção.
🇧🇷 Thiago Silva pelo Chelsea na temporada:
— Footstats I2A (@Footstats) November 7, 2022
◉ 16 jogos
◉ 2 assistências
◉ 1/4 finalizações no alvo
◉ 5 passes p/finalizações
◉ 872/904 passes certos
◉ 20 roubadas de bola
◉ 17 bloqueios
◉ 120 rebatidas
◉ 6 faltas cometidas
Convocado para Copa do Qatar! pic.twitter.com/pdoeUgTT0u
Além disso, ele é o zagueiro que acumula mais partidas disputadas com a amarelinha. Thiago foi convocado também em 2010 e em 2018. Na nova atuação pela equipe, ele deve ser titular no dia 24 de novembro (uma quinta-feira), diante da Sérvia, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Lusail.