O brasileiro Ederson, do Manchester City e Seleção Brasileira, foi eleito o melhor goleiro do mundo pela Fifa na cerimônia do prêmio The Best, na tarde desta segunda-feira (15). O arqueiro de 30 anos é premiado pela primeira vez e o segundo brasileiro a vencer a disputa, pois em 2019, Alisson, do Liverpool, levou o troféu. Ederson superou o belga Thibaut Courtois e o marroquino Yassine Bono.
"Primeiramente, quero agradecer a Deus por todas as bênçãos na minha vida, a minha família que está aqui hoje. Agradecer também ao meu time, pelo ano maravilhoso que a gente teve, e o grupo de goleiros que temos. É um ano de realização para mim, abdiquei de muitas coisas para chegar onde estou e hoje estou muito feliz de ter conquistado esse troféu", declarou Ederson.
Pelo City, na temporada passada, conquistou cinco dos sete títulos disputados no ano passado: Premier League, Copa da Inglaterra, Champions League, Supercopa da Uefa e Mundial de Clubes da Fifa. Na seleção brasileira, conquistou a vaga de titular no segundo semestre, durante a passagem do agora ex-treinador do Brasil Fernando Diniz.
Goleira inglesa vence o prêmio
A inglesa Mary Earps, do Manchester United e titular da seleção da Inglaterra, venceu pelo segundo ano seguido o prêmio Fifa The Best de melhor goleira do mundo, por suas atuações em 2023, superando a espanhola Catalina Coll, do Barcelona, e a australiana Mackenzie Arnold, do West Ham.
Veja também:
Rainha Marta terá seu nome em um prêmio do FIFA The Best
Ex-campeão do UFC brota em luta com tornozeleira eletrônica
Meio-campista desejado se junta a elenco do Bahia em Manchester