28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Iniciativa importante - 21/11/2023, 06:34 - Da Redação- Atualizado em 21/11/2023, 08:39

Telefone gratuito passa a receber denúncias de racismo no esporte

Iniciativa foi anunciado no Dia da Consciência Negra, comemorado na segunda-feira (20)

Endrick em entrevista coletiva
Endrick em entrevista coletiva |  Foto: Joilson Marconne / CBF

O Ministério do Esporte passou a disponibilizar um telefone gratuito para receber denúncias de racismo para atletas, torcedores e população em geral. A parceria com o governo foi anunciada no Dia da Consciência Negra, comemorado na segunda-feira (20).

Segundo o Governo Federal, o Disque-esporte, que pode ser acessado por meio do número 0800-942-9100, já passou a ser divulgado pelo site Observatório da Discriminação Racial no Futebol, considerado o maior canal de monitoramento de casos de racismo no futebol em todo desporto brasileiro.

Ainda conforme o governo, o canal de denúncia garante ainda a apuração dos atendimentos e encaminhamento para as autoridades competentes. E, de acordo com o Ministério do Esporte, o canal inédito para denúncias de racismo no esporte, também pode acompanhar o andamento e fornecer respostas para usuários sobre as manifestações.

A utilização do Disque-Esporte para receber denúncias é parte de um plano de ação do Governo Federal para o combate ao racismo nas áreas de esporte e lazer, e promoção da igualdade racial no setor.

As notificações podem ser feitas tanto pelo 0800, quanto por e-mail, formulários e aplicativos de mensagens. Há, ainda, a opção de atendimento em Libras.

exclamção leia também