Em um confronto em ritmo de Carnaval, o Sport dançou muito frevo na defesa do Bahia, fez uma verdadeira folia na Quarta-Feira de Cinzas tricolor e humilhou o rival baiano por 6 a 0, pela Copa do Nordeste, ontem, na Ilha do Retiro, em Recife. Os gols do Leão foram marcados por Luciano Juba (2x), Vagner Love (2x), Jorginho e Sabino.
Com o resultado humilhante, o Esquadrão segue sem vencer o rival pernambucano fora de casa desde 2010, se complicou na competição regional e caiu para a lanterna do Grupo B do Nordestão, com apenas quatro pontos e saldo de gols de -9.
Em um gramado pesado e encharcado, a partida começou pegada e com muitas faltas cometidas por ambas as equipes. Renato Paiva escalou o Bahia bastante modificado em relação ao último jogo e o resultado foi o pior possível.
Depois de algum tempo das equipes se estudando, começou a festa rubro-negra, comandada por Luciano Juba, no sistema defensivo do Esquadrão. Aos 15 minutos, a pressão deu resultado e o Leão chegou ao gol depois de Ryan vacilar na saída de bola, parando Jorginho com falta. O lateral era o último homem de defesa e terminou sendo expulso. Na cobrança, Juba bateu com categoria para abrir o placar e fazer a folia da torcida na arquibancada.
Não demorou muito e os donos da casa fizeram o segundo gol. O zagueiro Raul Gustavo colocou a mão na bola após cobrança de falta e a bandeirinha assinalou penalidade máxima. O comandante da festa, Luciano Juba, cobrou com categoria e fez o segundo gol dele no jogo.
O Sport continuou pressionando e o terceiro gol era questão de tempo. A zona de perigo era o lado direito da defesa nas costas de Douglas Borel, que não conseguia encontrar Juba em campo. Após um rápido contra-ataque do Leão, o atacante desceu como quis pela esquerda e cruzou para Jorginho, que teve tempo de dominar, driblar Marcos Felipe e mandar para o fundo das redes.
Os defensores do Bahia assistiram de camarote também na segunda etapa. Desta vez, viram o show de Vagner Love. Logo no início, aos 10 minutos, Facundo cruzou na medida para o centroavante testar com categoria para o fundo do gol.
E cabia mais folia. Em seguida, foi a vez de David Duarte entregar a paçoca, e o artilheiro do amor aproveitar novamente, de cavadinha, para fazer o quinto gol do Rubro-Negro pernambucano.
Nos acréscimos, Sabino subiu mais que a defesa do Bahia e estufou as redes do Tricolor para decretar a humilhação na Ilha do Retiro.
O próximo desafio do Bahia é pelo Campeonato Baiano, no domingo (26), contra o Itabuna, fora de casa.
FICHA TÉCNICA
Sport 6x0 Bahia
Copa do Nordeste - 5ª rodada
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 22/02/2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI)
Assistentes: Rogerio de Oliveira Braga e Janystony Rabelo de Melo (ambos do PI)
Cartões amarelos: Rafael Thyere (Sport) / Everaldo, Acevedo, Miqueias, Raul Gustavo (Bahia)
Cartão vermelho: Ryan (Bahia)
Gols: Luciano Juba, duas vezes, Jorginho, Vagner Love, duas vezes, Sabino (Sport)
Sport: Renan; Sabino, Rafael Thyere (Renzo), Sabino e Igor Cariús; Fábio Matheus, Fabinho, Pedro Martins, Jorginho (Juan Xavier) e Luciano Juba (Kayke); Labandeira (Wanderson) e Vagner Love (Gabriel Santos). Técnico: Enderson Moreira.
Bahia: Marcos Felipe; Douglas Borel, Marcos Victor, Raul Gustavo (David Duarte) e Ryan; Acevedo (Lucas Mugni), Miqueias e Cauly (Diego Rosa); Kayky, Jacaré (Matheus Bahia) e Everaldo (Biel). Técnico: Renato Paiva.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana