Sevilla e Roma protagonizaram um jogão na final da Europa League na tarde da última quarta-feira (31). O clube comandado por José Mourinho até começou na frente no placar, porém a equipe espanhola buscou o empate e levou a melhor durante a disputa das penalidades, se consagrando campeão pela sétima vez.
O jogo
A partida se desenrolou com muita disputa e movimentação, porém com ambas as equipes pecando na eficácia das finalizações. A Roma que propôs um jogo mais reativo, conseguiu segurar bem o ataque do Sevilha e conseguiram marcar o gol logo aos 35 da primeira etapa, com Paulo Dybala que vinha sendo uma incógnita para esta final.
Após começar em desvantagem no placar, os Rojiblancos mostraram o motivo de serem os maiores campeões do torneio e partiram para cima, aplicando uma alta pressão nos italianos, que conseguiram se segurar bem, até o momento em que Mancini marcou contra o próprio patrimônio e garantiu o empate de 1x1 na partida.
Pernas para a prorrogação
Com tudo igual nos marcadores, os jogadores que realizaram uma partida disputada tiveram que segurar suas pernas e vigor físico para encarar mais dois tempos de prorrogação. E após mais minutos, os espanhóis pareciam estar bem mais inteiros mantendo a posse de bola e obrigando o time de Roma a se segurar com força máxima para lutar por um contra ataque.
Decisão nas penalidades
O placar porém não mudou e a disputa foi resolvida apenas nas penalidades. A equipe de Sevilha parece ter se preparado melhor para as cobranças, pois não desperdiçou nenhuma, sendo o seu último batedor, o argentino Montiel, que também cobrou o ultimo pênalti da Copa do Mundo, garantindo o título para Messi e companhia.
Por outro lado, os Lupetti de Roma cobraram apenas uma bola no gol, com Cristante, desperdiçaram as outras duas que foram defendidas pelo ótimo goleiro Bono e cedendo o título para os espanhóis.
O Sevilla se consagrou campeão pela sétima vez, sem perder nenhuma final disputada na competição. Além de se distanciar ainda mais dos demais times como maior campeão disparado da Liga Europa.
Ficha Técnica
Sevilla (4) 1x1 (1) Roma
Competição: Final da Liga Europa
Local: Puskás Aréna, em Budapeste, na Hungria
Gols: Roma - Dybala (35'/1t); Sevilla - Mancini (GC - 10'/2t)
Cartões Amarelos: Matic, Pellegrini, Mancini, Cristante, Celik, Zalewski, Karsdorp (Roma); Rafa Mir, Rakitic, Lamela, Jordán, Montiel, Ocampos (Sevilla)
Sevilla: Bono, Jesús Navas (Montiel), Badé, Gudelj (Marcao), Alex Telles (Rekik), Fernando, Rakitic, Óliver T (Suso), Ocampos, Bryan Gil (Erik Lamela), En-Nesyri. Técnico: José Luis Mendilibar
Roma: Rui Patrício, Ibanez, Mancini, Smalling, Spinazzola (Llorente), Cristante, Matic (Bove), Celik (Zalewski), Pellegrini (El Shaarawy), Abraham (Belotti), Dybala (Wijnaldum). Técnico: Mourinho.