25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Fim de jogo - 13/11/2022, 18:58 - Everton Santos

Série A: veja quem conquistou vaga na Libertadores e time rebaixado

Confira os detalhes sobre a disputa

Brasileirão foi encerrado neste domingo
Brasileirão foi encerrado neste domingo |  Foto: Arquivo/Agência Brasil

Por Celso Lopez

A edição de 2022 do Campeonato Brasileiro finalmente teve o seu fim e terminou de um jeito quase heroico, ao menos para o esquadrão comandado por Juan Pablo Vojvoda, que garantiu a última vaga para a pré-Libertadores ao fazer o Fortaleza chegar à oitava posição. Também na briga, quem se deu bem foi o Atlético-MG, que se classificou para tentar a Glória Eterna após um Brasileirão turbulento e instável com Cuca. Ambos foram beneficiados pelos títulos do Flamengo da Libertadores e Copa do Brasil, que abriram mais oportunidades na para times brasileiros.

Apesar de ser importante para definir algumas brigas como Libertadores e Sul-Americana, a competição nacional também já havia definido algumas coisas, como o vencedor. O Palmeiras tornou-se hendecacampeão, com cinco três títulos de vantagem em relação ao segundo. Além disso, as equipes que irão jogar a Série B de 2023 também foram conhecidas. Juventude e Avaí não tinham chance de escapar da degola há algumas partidas e se juntaram a Atlético-GO e Ceará como os quatro rebaixados da temporada.

De último à glória eterna

O Fortaleza de 2022 é um caso muito peculiar do futebol brasileiro. Após terminar o turno, na lanterna do Brasileirão, a equipe conseguiu se recuperar a ponto de não só escapar do rebaixamento com folgas, como garantir, pelo segundo ano seguido, a chance de lutar pela Glória Eterna. Na verdade, o Leão do Pici foi a primeira instituição que finalizou o turno em último lugar e não caiu. E o grande responsável por isso tem nome e sobrenome: Juan Pablo Vojvoda.

O técnico argentino foi a figura no comando quando o Fortaleza tornou-se o primeiro clube nordestino a se classificar para a Libertadores no Brasileirão de pontos corridos, na temporada passada. Com o desempenho atual, entrou para a história como um dos maiores do clube.

Como companheiro de pré-Libertadores, o Leão do Pici terá o Galo, que oscilou muito mesmo após a entrada de Cuca como treinador. Apesar disso, a equipe venceu o Corinthians na Neo Química Arena por um a zero e terminou na sétima posição.

Sul-Americana e artilharia

São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino se classificaram para a Sul-Americana de 2023. Por coincidência, todos, exceto o Majestoso, não venceram na última rodada.

A vaga foi uma boa notícia para todos os times, menos para quem conseguiu os três pontos ontem, já que o objetivo era outro. O São Paulo estava na briga pela Liberta, mas ficou a um ponto do Fortaleza, que chegou aos 55.

Se um Tricolor terminou triste, outro bateu recorde e não poderia estar mais alegre. O atacante Germán Cano fez mais um contra o Bragantino e chegou aos 44 gols na temporada. Agora tornou-se o maior goleador de um ano desde 2008, logo depois vem Gabigol em 2019 e Neymar em 2012. Artilheiro do campeonato, Cano terminou com 26 tentos e agora também é o maior matador de uma edição do Brasileirão na era dos pontos corridos desde 2006.

No Corinthians já há mudanças confirmadas para 2023. O técnico português Vítor Pereira não permanecerá no clube. “Hoje encerramos um ciclo. O Vítor Pereira e sua comissão técnica não vão permanecer no clube. O contrato se encerra e não foi renovado”, afirmou o presidente Duilio.

exclamção leia também