Mesmo com o Palmeiras já campeão e os quatro rebaixados definidos, a última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, marcada para acontecer neste domingo (13), ainda reserva algumas emoções. Isso porque a sexta e última vaga que garante acesso direto para a fase de grupos da Libertadores da América ainda está em disputa, assim como as duas disponíveis à pré-Libertadores.
Athletico, Atlético-MG, Botafogo, América-MG, Fortaleza e São Paulo ainda sonham em evitar a etapa preliminar da competição e garantir a vaga direta na fase de grupos. Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo já estão garantidos.
A vaga só está em disputa ainda porque como o Flamengo ganhou a Libertadores e a Copa do Brasil em 2022, o G-6 virou G-8 no Brasileirão.
Situações
Na sexta colocação, com 55 pontos, e em melhor condições, o Athletico terá um confronto direto com o Botafogo, às 16h, na Arena da Baixada. O Furacão, com uma vitória simples, carimba a vaga sem depender de nenhum outro resultado, já que chegaria a 16 vitórias e o Atlético-MG, que vencendo chegaria aos mesmos 58 pontos, ficaria com apenas 15 triunfos.
Em caso de empate, o Furacão se garante na pré-Libertadores, mas para ficar no G-6, o Atlético-MG não pode ganhar do Corinthians, na Neo Química Arena.
Mas caso perca para o Botafogo, sai do G-6 e, para ficar no G-8, precisa de dois desses resultados: Atlético-MG perder, América-MG e/ou Fortaleza não ganharem.
Para se garantir na fase de grupos da Liberta, o Galo mineiro precisa vencer o Corinthians e torcer para que o Athletico não vença.
Na 10ª colocação, com 52 pontos, o Fortaleza só tem chances de ir para a fase preliminar. Para isso, precisa vencer o Santos na Vila Belmiro. Assim, passa Athletico ou Botafogo, independentemente do resultado entre eles. Precisa ainda que o América-MG não ganhe ou que o Atlético-MG seja derrotado.
Sul-Americana
Coritiba e RB Bragantino disputam a última vaga na Sul-Americana. O Massa Bruta é o 14º, com 44 pontos, e pega o Fluminense. O Coritiba é o 15º, com 42, e visita o Cuiabá.