A Seleção Brasileira martelou, mas não conseguiu furar a defesa da Costa Rica e acabou frustrando a todos com um empate sem gols na noite desta segunda-feira (24), na estreia da Copa América, no Sofi Stadium, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A equipe de Dorival Júnior teve 70% de posse de bola, 19 finalizações a favor, contra 2 dos costarriquenhos, mas não balançou as redes e inicia a competição com apenas um pontinho no Grupo D.
A partida começou com o Brasil sufocando a Costa Rica desde o início e desperdiçando chances de abrir o placar. A primeira oportunidade mais incisiva saiu dos pés de Rodrygo. Logo aos 11 minutos, o atacante invadiu a área adversária e bateu cruzado para fora.
Na sequência, o Brasil até fez um gol, mas ele foi anulado. Após cobrança de falta de Raphinha, Rodrygo desviou no primeiro poste e Marquinhos empurrou para o fundo das redes. Entretanto, após mais de dois minutos de análise no árbitro de vídeo, o tento acabou sendo invalidado por impedimento do zagueiro brasileiro.
A partir daí a tônica do jogo seguiu a mesma: o Brasil martelando e a Costa Rica se defendendo de forma valente. E foi assim que se encerrou a etapa inicial do confronto.
Já na volta do intervalo, a equipe brasileira não mudou a postura e seguiu em cima do time costarriquenho em busca do gol. E o primeiro lance de maior perigo saiu dos pés de Lucas Paquetá. O meia do West Ham soltou o pé e carimbou a trave da Costa Rica aos 17 minutos, aumentando a pressão do Brasil.
Dorival Júnior, então, promoveu substituições tornando o time mais ofensivo, com as entradas de Savinho e Endrick, mas a Seleção quase abriu o placar em um gol contra. Após um lance confuso dentro da área, o zagueiro da Costa Rica jogou a bola contra o próprio patrimônio, mas o goleiro praticou uma grande defesa para evitar o pior para a sua equipe.
Insistindo nas jogadas de linha de fundo, a Amarelinha teve outra grande oportunidade aos 32 minutos, quando Savinho fez grande jogada e a bola sobrou pra Guilherme Arana. Da entrada da área, o lateral soltou uma bomba, que foi espalmada pelo paredão costarriquenho.
A pressão brasileira seguiu enorme, com muita posse de bola e finalizações, mas sem efetividade. No fim, na base do ‘abafa’ dos acréscimos, a Canarinho ainda teve mais uma grande chance desperdiçada por Bruno Guimarães. O volante recebeu a bola de Savinho dentro da área e mirou o ângulo, mas a redonda saiu raspando a trave.
Sem tempo para mais nada, o juizão apitou mesmo o final do jogo e frustrou o início brasileiro na Copa América, com um empate sem gols com a modesta seleção da Costa Rica.
Agora, com apenas um ponto conquistado, o Brasil volta a campo na próxima sexta-feira (28), diante do Paraguai, em Las Vegas, necessitando da vitória para seguir firme na briga por uma vaga na próxima fase da competição continental.
FICHA TÉCNICA
Brasil 0x0 Costa Rica
Copa América - 1ª rodada Grupo D
Local: So-Fi Stadium, em Los Angeles
Data: 24/06/2023, segunda-feira
Horário: 22h de Brasília
Árbitro: César Ramos (MEX)
Assistentes: Alberto Morín e Marco Bisguerra (ambos do MEX)
VAR: Guillermo Pacheco (MEX)
Cartões amarelos: Éder Militão (Brasil) / Calvo, Ugalde (Costa Rica)
Brasil: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Guilherme Arana; João Gomes (Gabriel Martinelli), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha (Savinho), Rodrygo e Vinicius Junior (Endrick). Técnico: Dorival Júnior.
Costa Rica: Sequeira; Mitchell, Vargas e Calvo; Quirós, Brenes (Bran), Gal e Lassiter (Mora); Aguilera (Taylor), Zamora (Campbell) e Ugalde (Madrigal). Técnico: Gustavo Alfaro.