Coberta de boas vibrações e do dendê baiano, a Seleção Brasileira absorveu as energias positivas do Dique do Tororó nesta segunda-feira (18) e, na Arena Fonte Nova, encerrou as preparações para ‘quebrar e amassar’ contra o Uruguai. A partida, válida pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, está prevista para acontecer na noite desta terça-feira (19), a partir das 21h45.
O treino começou com um breve aquecimento muscular e dinâmicas como ‘bobinho’ e ‘altinha’ entre os jogadores. Com um clima bem humorado e tomado por resenhas, os atletas foram instruídos pelo treinador Dorival Júnior a aperfeiçoar as questões técnicas e táticas, além de bolas paradas ofensivas e defensivas, como cobranças de falta e pênaltis. Por fim, os atletas melhoraram os chutes ao gol.
A única mudança na formação, em relação aos 11 iniciais que jogaram contra Venezuela na última quinta-feira (14), foi a presença do lateral-direito Danilo entre os titulares. O jogador da Juventus treinou entre os atletas iniciais desde o fim de semana, no Barradão, e começará o jogo. Ele entrará no lugar de Vanderson, que está suspenso após acumular três cartões amarelos.
Diante disso, a escalação foi confirmada por Dorival Jr., em entrevista coletiva nesta segunda-feira (18), da seguinte forma: Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Vini Jr., Igor Jesus e Savinho.
O treinador campeão da Copa do Brasil de 2023 assumiu a Seleção Brasileira em um momento conturbado, figurando na zona de repescagem e com apenas sete pontos somados nas Eliminatórias. Em pouco tempo, Dorival implementou suas ideias de jogo e, após uma campanha vexatória na Copa América deste ano, quando foi eliminado nas quartas de final para o Uruguai, o ‘professor’ largou que ainda não está totalmente satisfeito com a equipe.
Feliz eu não estou!"
disparou Dorival Júnior
"Poderíamos estar melhores, mas acredito que por tudo o que foi falado e pelo momento vivido, é uma equipe que cresceu muito e tem ainda possibilidades de uma melhora grande. Estamos começando a encontrar nomes importantes assumindo papel de protagonismo e isso demanda tempo e repetição. Mas não tenho dúvidas que vamos encontrar os resultados”, destacou Dorival em entrevista coletiva na Arena Fonte Nova.
O próximo confronto possibilita a revanche do Brasil contra a Celeste após a Copa América. Contando com apoio fervoroso dos torcedores baianos, a Canarinho precisa vencer o duelo para encerrar a última 'Data Fifa' deste ano na vice-liderança da tabela das Eliminatórias, superando os uruguaios e encostando na líder: a Argentina.
"Acredito que técnica e taticamente a equipe evoluiu muito neste primeiro período de trabalho e logicamente os resultados precisavam ser melhores. Reconheço essa necessidade. É um processo de recuperação que está acontecendo e há coisas melhores para acontecer. [...] Espero que daqui para frente os resultados sejam melhores pelo que estamos vendo nos treinamentos", disse o treinador.
Reforços baianos na área
O treino desta segunda-feira contou com um reforço especial dos ‘pivetes’ da base do Bahia. Os atacantes Juninho, Vitinho e João Coni, do sub-20, foram convidados pela CBF para participar das atividades junto com o elenco principal da Seleção Brasileira. No sábado (16), os atletas da base do Vitória, Kauan Santos, Nicollas Selles e Marcos Vinícius, também completaram o treinamento.
Veja como foi o treino:
Agora, a Seleção Brasileira irá se concentrar no hotel Wyndham Salvador Hangar Aeroporto, localizado no bairro de São Cristóvão, onde os jogadores estão hospedados, até a noite de terça-feira (19), quando voltarão para a Arena Fonte Nova com a missão de ‘brocar’ o Uruguai.