28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Perdeu 100% - 17/10/2023, 23:27 - Pedro Carreiro* - Atualizado em 17/10/2023, 23:37

Seleção cai feio pro Uruguai em jogo marcado por lesão de Neymar

Brasil não teve forças para encarar uruguaios e conheceu a primeira derrota nas Eliminatórias Sul-Americanas

Ney foi muito bem marcado e não teve uma boa atuação antes de se lesionar
Ney foi muito bem marcado e não teve uma boa atuação antes de se lesionar |  Foto: Vitor Silva / CBF

Em uma noite que tudo deu errado, a Seleção Brasileira teve uma atuação para se esquecer e perdeu por 2 a 0 para o Uruguai, no estádio Centenário, em Montevidéu, nesta terça-feira (17), em jogo válido pela 4ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Com a derrota que veio graças aos gols de Darwin Núñez e Nicolás de la Cruz, o Brasil se manteve com 7 pontos, mas caiu para a 3ª colocação da disputa, ultrapassado pelo próprio Uruguai, que também tem a mesma pontuação, só que melhor saldo de gols. Além da derrota, a equipe brasileira ainda perdeu Neymar, que saiu machucado de campo ainda no primeiro tempo e preocupa.

O jogo no Uruguai começou extremamente truncado. A Seleção tinha dificuldades em avançar sobre a boa marcação pressão dos uruguaios e quase não ultrapassava o meio campo. Entretanto, apesar de marcar bem a saída de bola do Brasil, faltava criatividade ao Uruguai, que não conseguia ameaçar o gol defendido por Ederson.

Com o passar dos minutos a marcação alta dos donos da casa foi afrouxando e a Seleção passou a frequentar mais o campo de ataque, mas ainda assim, sem criar chances claras de gol. A partida era tão brigada, que até os 40 minutos, ambas as equipes não haviam finalizado e já haviam sido marcadas 16 faltas (10 do Uruguai e 6 do Brasil).

Só que a primeira e única finalização da etapa inicial aconteceu aos 42, e foi justamente o gol que abriu o placar para o Uruguai. Maximiliano Araújo recebeu em profundidade pela esquerda, foi até a linha de fundo e cruzou para Darwin Núñez, que de peixinho, livre dentro da área, empurrou para o fundo das redes e fez 1 a 0 para os Azuis Celestes.

Poucos minutos depois do gol, as coisas ficaram ainda piores para o Brasil, que viu Neymar ter que ser substituído por Richarlison, após o camisa 10 brasileiro cair no chão gritando de dor depois de se chocar com um adversário.

A partida seguiu a mesma no segundo tempo. O Brasil até tinha mais a bola, só que não conseguia ser perigoso graças a boa defesa dos donos da casa. O melhor momento da Canarinho foi aos 23 minutos, quando Rodrygo, cobrando falta lá do meio da rua, carimbou o travessão do gol defendido por Rochet.

Porém, a Seleção nem conseguiu aproveitar o lance para ganhar confiança e ir para cima, pois instantes depois, aos 28, o Uruguai ampliou o placar. Após bate rebate na área, Darwin Núñez conseguiu escorar a bola para Nicolás de la Cruz, que sozinho na pequena estufou as redes e fez o 2 a 0.

Pouco aconteceu no restante da partida. Os comandados de Diniz sequer chegaram a esboçar uma reação e o Uruguai esperou tranquilamente o apito final para comemorar com a torcida local que chegou a gritar “olé”, enquanto o Brasil era colocado na roda.

Uruguai 2x0 Brasil
Eliminatórias Sul-americanas - 4ª rodada
Data:
17/10/2023 (terça-feira)
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (URU)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Alberto Ponte e Antoni García (ambos da VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Ronald Araújo, Darwin Núñez, Nahitan Nández (Uruguai); Rodrygo, Casemiro, Ederson, Gabriel Jesus e Matheus Cunha (Brasil)
Gols: Darwin Núñez, aos 41 minutos do 1° tempo, e Nicolás De la Cruz, aos 31 minutos do 2° tempo.

Uruguai: Rochet; Nández (Bruno Méndez), Ronald Araújo, Viña e Mathías Olivera (Viña); Ugarte, Valverde e De la Cruz; Pellistri (Vecino), Maxi Araújo (Piquerez) e Darwin Núñez. Técnico: Marcelo Bielsa.

Brasil: Ederson; Yan Couto (David Neres), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto (Guilherme Arana); Casemiro, Bruno Guimarães (Raphael Veiga) e Neymar (Richarlison); Rodrygo, Vini Jr (Matheus Cunha) e Gabriel Jesus. Técnico: Fernando Diniz.

*Sob a supervisão de Léo Santana

exclamção leia também