Há três dias em solo baiano, a delegação da Seleção Brasileira já se adaptou ao clima do axé soteropolitano e, neste domingo (17), se despediu do estádio Barradão. Envolvido pela energia do Leão da Barra, o time Canarinho fez o último treino no 'santuário' do Vitória e agora está a menos de 24 horas de seguir para a Arena Fonte Nova, onde, nesta segunda-feira (18), finalizará a preparação para o jogo contra o Uruguai.
Na noite de terça-feira (19), o Brasil enfrenta a Celeste, às 21h45, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O time chega para o jogo ainda sob desconfiança, após ceder o empate para a Venezuela na última quinta-feira (14). A fase complicada vivida pela Seleção vem gerando insatisfação entre os torcedores, que estão 'na bronca' com a equipe.
Por isso, em entrevista coletiva antes de iniciar a sessão de treinamentos desta tarde, o experiente zagueiro Marquinhos analisou o período desfavorável vivido pelo grupo neste ciclo e aproveitou para fazer um apelo ao povo brasileiro, pedindo apoio e aproximação com a Seleção Brasileira.
O pedido é que não abandonem a Seleção, não deixem de lado”
disse Marquinhos
"É meu terceiro ciclo e posso dizer 100% que todos os que estão aqui estão vindo com muito orgulho, fé e esperança, dignidade. Vivemos o nosso momento aqui como se fosse o último da nossa vida, uma oportunidade única. Eu venho com muito orgulho e muito feliz. Viver a camisa da Seleção é um privilégio e momento de grande felicidade. Às vezes, o resultado não vem, é difícil, são momentos oscilação, mas vestimos essa camisa com muita dignidade. Por mais que muitas coisas influenciem para que percam a esperança na Seleção, a gente pede que não perca nunca a paixão pela Seleção", desabafou o defensor.
Dentro de campo, o Brasil vem amargando uma série de resultados questionáveis, o que levou à eliminação precoce na Copa América deste ano e à ausência no Top-3 das Eliminatórias até o momento, agora com 17 pontos, na 4ª posição. Contudo, se vencer o próximo confronto diante dos uruguaios, a equipe comandada por Dorival Júnior pode encerrar a última 'Data Fifa' deste ano na vice-liderança, superando a Celeste na tabela.
Diante da pressão por conta do resultado positivo, que pode fazer o Brasil encostar na líder Argentina, o lateral-esquerdo Abner frisou que o momento turbulento motiva o grupo a buscar a vitória. "É objetivo. Está ali porque sabemos onde temos que chegar. A tabela está exposta ali para olharmos todos os dias e pensarmos que precisamos melhorar, sim, mas também buscar os objetivos que é o mais importante. Vemos todos os dias, mas não é pressão, é objetivo para vencer, estar em segundo e terminar o ano bem", disse.
Preparativos em busca do triunfo
Visando a vitória e uma boa atuação diante dos torcedores baianos, após o empate em 1 a 1 com a Venezuela na última quinta-feira (14), o grupo ‘domingou’ com ajustes táticos e técnicos sob os olhares de torcedores presentes nas arquibancadas do Barradão. Além disso, o presidente e o técnico do Vitória, Fábio Mota e Thiago Carpini, respectivamente, também acompanharam as dinâmicas de perto.
Após um breve aquecimento muscular entre os jogadores, o treinador Dorival Júnior tomou as rédeas das atividades e alinhou situações ofensivas e defensivas com o grupo. Cruzamentos em situações de ataque e defesa e finalizações também foram trabalhados. A novidade do dia foi o retorno do meia Gerson, que treinou normalmente após ficar 'off' das atividades de sábado por conta de uma indisposição estomacal.
Veja como foi o treino:
O elenco encerrará a preparação para o jogo contra o Uruguai nesta segunda-feira (18). Desta vez, os treinamentos serão no palco do duelo, na Arena Fonte Nova, a partir das 17 horas.