27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Segue o baile! - 09/12/2022, 08:30 - William Falcão*

Seleção Brasileira quer 'meter dança' pra cima da Croácia

Brasil encara croatas nesta sexta (9), às 12h, na Cidade da Educação, na luta por vaga na semifinal da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira tem mais uma decisão na Copa do Mundo do Qatar nesta sexta-feira, diante da Croácia, a partir das 12h, no estádio Cidade da Educação, pelas quartas de final. E, para avançar à semifinal da competição, será necessário que os jogadores brasileiros sigam com a alegria nos pés, ‘metendo dança’ e gols nas redes croatas.

Após a vitória convincente contra a Coreia do Sul na última fase da competição, o técnico Tite espera que os atletas repitam a boa atuação e sigam desempenhando um futebol ousado diante dos adversários europeus.

Aspas

É a identidade do futebol brasileiro, não sou eu, é a geração que surgiu agora, são os técnicos de base que formaram esses atletas. Nós damos confiança para que eles possam produzir o seu melhor. É a nossa característica.

Tite, técnico do Brasil

“É a identidade do futebol brasileiro, não sou eu, é a geração que surgiu agora, são os técnicos de base que formaram esses atletas. Nós damos confiança para que eles possam produzir o seu melhor. É a nossa característica. Em cima dessa pressão, tem que ter coragem para jogar desta forma, mesmo correndo riscos e a carne ser cortada. E eu já vivi isso. Esse é o futebol que eu acredito, mesmo que na frente tenha carne cortada se não for campeão. Mas é para frente, é nisso que acreditamos”, afirmou o treinador.

O professor acredita em um duelo muito equilibrado diante dos croatas, por isso, ressaltou que a concentração é fundamental para os jogadores brasileiros conseguirem fazer o melhor dentro de campo.

“Há, sim, uma qualidade técnica individual e coletiva, há uma resiliência, persistência, e para chegar ao alto nível isso é preciso. Meu foco é repetir o padrão e fazer um jogo de excelência da Seleção Brasileira. Aí, quem for melhor vai passar”, analisou.

Criticado por ter dançado junto com os atletas no momento do gol de Richarlisson, no jogo com os coreanos, Tite preferiu ignorar os comentários e afirmou que precisa melhorar o gingado para continuar ‘metendo dança’. “Aqueles que eu trabalho e realmente me conhecem e sabem de bastidor, se tiver que dançar, vou dançar. Só que tenho que treinar mais. Pescoço é duro”, brincou.

Do outro lado, o técnico croata Zlatko Dalic também concedeu entrevista coletiva e revelou que não curte muito a possibilidade de os jogadores brasileiros dançarem, mas afirmou que cada atleta é livre para comemorar do jeito que quiser.

Aspas

Eles têm a sua própria forma de comemorar e comemoram como sabem, como estão acostumados. Eles estão fazendo as coisas com muita unidade, fazem isso juntos. Estão demonstrando sua tradição, sua característica. Estão certos.

Zlatko Dalic, técnico da Croácia

“Isso significa que é respeitoso ou desrespeitoso? Não saberia dizer. Eu não gostaria de ver meus jogadores fazendo, mas é a cultura deles. Eles gostam. E podem fazer”, ressaltou o comandante.

Já o experiente meia Luka Modric preferiu deixar a dança brasileira de lado e jogou o favoritismo da partida para a equipe do técnico Tite. “Fizemos algo muito bom de chegar às quartas. Mas independentemente disso, queremos mais. A maior partida da Copa está à nossa frente. Brasil é sempre favorito, mas especialmente nesta Copa, acredito que mereça sim ser favorito. Temos que ser nós mesmos, dar nosso melhor. Assim como já fizemos aqui em cada partida. Temos que dar o melhor. Se assim fizermos, temos a chance de vencer. Não podemos ficar satisfeitos só com as quartas”, desconversou o jogador croata.

Imagem ilustrativa da imagem Seleção Brasileira quer 'meter dança' pra cima da Croácia
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Alex Sandro é dúvida

O Brasil ainda não conseguiu repetir a escalação que estreou na Copa contra a Sérvia, devido às lesões sofridas pelos atletas. O lateral-esquerdo Alex Sandro segue como dúvida para o nogo desta sexta. Ele irá fazer alguns testes para saber a sua real condição física, mas ao que tudo indica será barrado.

“A tendência é de não participação. São lesões diferentes. Porque não há trabalho ainda forte. Tenho que ver os departamentos médico e físico”, explicou o técnico Tite, que comandou um treino fechado à imprensa ontem.

Entretanto, se Alex Sandro não entrar em campo, não há mistério. A Seleção deverá repetir a escalação que deu show contra a Coreia do Sul, na última segunda-feira (5). Improvisado no lado esquerdo do sistema defensivo na última partida, Danilo poderá ser mantido no setor.

FICHA

Brasil X Croácia

Quarta de final da Copa do Mundo do Qatar

Local: Estádio Cidade da Educação, em Doha (CAT)

Dia e hora: Sexta-feira (9/12), às 12h

Árbitro: Michael Oliver

Assistentes: Stuart Burt e Gary Beswick (trio inglês).

Prováveis escalações:

Brasil: Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos, Danilo (Alex Sandro); Casemiro, Lucas Paquetá; Raphinha, Neymar, Vini Jr; Richarlison. Técnico: Tite.

Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol, Barisic; Modric, Brozovic, Kovacic; Kramaric, Livaja (Petkovic), Perisic. Técnico: Zlatko Dalic.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana

exclamção leia também