28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Novidade confusa? - 04/03/2024, 15:45 - Vinicius Portugal

Saiba tudo: UEFA irá mudar tudo na Champions na próxima temporada

Entidade tenta deixar a competição mais atraente para público e equipes

Grandes mudanças irão ocorrer na competição
Grandes mudanças irão ocorrer na competição |  Foto: Tasin Akgul/AFP

A UEFA decidiu inovar e irá mudar completamente o formato da fase de grupos da Champions League, como a conhecemos atualmente. A partir da próxima temporada, em vez de 32 clubes, serão 36, e cada um disputará oito partidas (em vez das 6 atuais), com os adversários sendo definidos através de sorteios.

As equipes serão divididas em quatro potes, e cada uma enfrentará duas vezes um adversário de cada pote, com metade dos jogos como visitante e a outra metade como mandante.

Entenda como serão os confrontos
Entenda como serão os confrontos | Foto: Divulgação/ UEFA

De acordo com comunicado da UEFA, a intenção é fazer com que os clubes enfrentem um leque maior de adversários, além de permitir mais confrontos entre times grandes, uma clara resposta à tentativa de criação de uma Super Liga.

Os oito clubes que tiverem a melhor classificação garantem vaga direta para a próxima fase, enquanto do 9º ao 24º irão para um playoff, valendo oito vagas nas oitavas. Do 25º ao 36º serão eliminados diretamente.

A partir das oitavas de final, a competição segue no mesmo formato, com confrontos de ida e volta, até chegar na final, que será decidida em jogo único com estádio definido pela entidade.

As quatro novas vagas serão preenchidas de formas diferentes. A primeira vaga será para o terceiro colocado da liga que se encontra no 5º lugar do ranking da UEFA. A segunda vaga irá para um campeão nacional. Já a terceira e quarta vaga serão cedidas para as ligas que tiverem as equipes com o melhor desempenho na última temporada.

exclamção leia também