26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Não perca nada! - 16/10/2023, 08:01 - AFP e Redação

Saiba tudo o que aconteceu nas Eliminatórias da Euro 2024 no feriadão

Tava curtindo o feriadão e não conseguiu acompanhar as notícias esportivas? Fique tranquilo! O Portal Massa! traz tudo para você ficar bem informado

Gavi marcou o gol que deu a vitória à Espanha
Gavi marcou o gol que deu a vitória à Espanha |  Foto: Frederik Ringnes / NTB / AFP

O fim de semana das Eliminatórias da Euro 2024 contou com a classificação antecipada de algumas seleções favoritas, como Espanha, França, Bélgica e Portugal, e outras em situação complicada, como a algoz da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, a Croácia, e a Itália ainda em busca de uma vaguinha.

Não deu tempo de acompanhar as notícas por causa do feriadão prolongado do Dia das Crianças? Não tem problema. Confira tudo agora:

Espanha vence Noruega e vai à Euro

A Espanha se classificou para a Eurocopa de 2024 neste domingo (15), ao vencer a Noruega por 1 a 0 em Oslo, resultado que beneficiou a Escócia, que garantiu a segunda vaga do Grupo A das Eliminatórias, em rodada que também teve a Turquia classificada no Grupo D.

No primeiro tempo, a 'Roja' chegou balançar a rede quando Álvaro Morata aproveitou bola desviada pelo zagueiro Strandberg ao tentar cortar um cruzamento, mas o gol foi anulado após revisão do VAR (20').

O gol da vitória espanhola só saiu pouco depois do intervalo, pelos pés de Gavi (49'), que marcou após uma série de rebotes dentro da área.

Turquia avança, Croácia se complica

No Grupo D, a Turquia garantiu sua classificação ao golear a Letônia por 4 a 0. Yunus Akgun (58') abriu o placar no segundo tempo, antes de Cenk Tosun (83' e 90'+2) e Kerem Akturkoglu (87') selarem a vitória turca.

A surpresa da rodada aconteceu no País de Gales, que derrotou a Croácia por 2 a 1, com dois gols de Harry Wilson (47' e 60').

Tudo embolado

No Grupo I, a Suíça começou o dia como líder e tudo levava a crer em mais uma vitória tranquila sobre Belarus, depois da goleada por 5 a 0 na primeira rodada das Eliminatórias, em março.

Os suíços empataram por 3 a 3 com Belarus. Xerdan Shaqiri abriu o placar, mas os bielorrussos calaram os 17 mil espectadores no estádio Kybunpark, em St.Gallen, e viram para 3 a 1. A Suíça reagiu no fim e garantiu o emapte. O resultado deixa a Suíça na segunda posição da chave com 15 pontos. A líder é a Romênia (16 pontos), que goleou a lanterna Andorra por 4 a 0.

Outro grupo embolado é o E, liderado pela Albânia (13 pontos) e com a República Tcheca em segundo (11 pontos) após a vitória por 1 a 0 sobre Ilhas Faroé.

Terceira colocada, a Polônia (10 pontos), sem Robert Lewandowski, não passou de um empate em 1 a 1 com a Moldávia (4ª, 9 pontos).

Com apenas mais um jogo a disputar, a seleção polonesa tem a obrigação de vencer a República Tcheca em novembro para manter suas chances de classificação.

Itália busca equilíbrio entre escândalos e classificação

A Itália, sob a sombra de um novo escândalo extracampo, goleou Malta por 4 a 0 neste sábado (14) e deu um passo importante rumo à Eurocopa de 2024, assim como Eslovênia, Dinamarca e Hungria, que também venceram na rodada das Eliminatórias.

Desde a última quarta-feira, o mundo do futebol na Itália esteve marcado pelas revelações do caso "Scomesse", apostas esportivas que diversos jogadores da Serie A teriam feito em plataformas ilegais.

Eslovênia e Dinamarca abrem distância

Também foram disputados neste sábado os jogos do Grupo G, liderado pela Hungria (13 pontos), que venceu a Sérvia (10 pontos) por 2 a 1 em Budapeste.

Mesmo com a derrota, a Sérvia mantém a vantagem de três pontos sobre Montenegro, terceiro colocado da chave, que descansou nesta rodada.

A Lituânia, na quarta posição, aumentou suas poucas chances de classificação vencendo por 2 a 0 a Bulgária (5ª), já eliminada.

No Grupo H, Eslovênia e Dinamarca se aproximaram da Euro do ano que vem ao vencerem Finlândia (3 a 0) e Cazaquistão (3 a 1), respectivamente. Ambas as seleções abriram boa vantagem sobre Finlândia (3ª) e Cazaquistão (4º), empatados com 12 puntos.

No fundo da tabela, a Irlanda do Norte (5ª) venceu o lanterna San Marino por 3 a 0, mas não escapou da eliminação devido às vitórias de Eslovênia e Dinamarca.

França avança

A França se classificou para a Eurocopa de 2024 ao derrotar a Holanda por 2 a 1 nesta sexta-feira (13), em Amsterdã, graças aos dois gols marcados pelo astro Kylian Mbappé.

O atacante do Paris Saint-Germain ultrapassou Michel Platini como o maior artilheiro da história dos 'Bleus' com 42 gols.

Portugal de CR7 vai bem

A seleção de Portugal garantiu vaga na Eurocopa de 2024, nesta sexta-feira (13), ao derrotar a Eslováquia por 3 a 2 no Porto, com dois gols do astro Cristiano Ronaldo.

Com 21 pontos em sete jogos disputados, Portugal já não pode ser alcançado pelas demais seleções do Grupo J, que tem a Eslováquia como vice-líder com 13 pontos.

Luxemburgo, que empatou em 1 a 1 com a Islândia é o terceiro com 11 pontos, dois à frente da Bósnia, que bateu Liechtenstein por 2 a 0.

Bélgica e Austria

Em duelo entre os líderes do Grupo F das Eliminatórias para a Eurocopa de 2024, a Bélgica derrotou a Áustria por 3 a 2 nesta sexta-feira (13), em Viena, e selou sua classificação para o torneio continental.

Com 16 pontos em seis jogos disputados, a Bélgica já não pode ser ultrapassada pela Suécia, terceira colocada do grupo com 6 pontos e três partidas a cumprir na tabela.

Já a Áustria, mesmo com a derrota, se mantém com 13 pontos e está em vantagem para conseguir a outra vaga da chave.

exclamção leia também