
Através de um sorteio realizado na tarde desta sexta-feira (5), em Washington, nos Estados Unidos, o Brasil conheceu os seus adversários para a Copa do Mundo 2026. No Mundial que será realizado nos EUA, México e Canadá, a Seleção comandada pelo técnico Carlo Ancelotti caiu no Grupo C e enfrentará o Marrocos, Escócia e Haiti.
Leia Também:
O sorteio foi aberto com os chefes de estado de cada país-sede: Donald Trump (EUA), Claudia Sheinbaum (México) e Mark Carney (Canadá). As seleções foram divididas em quatro potes, com 12 equipes cada. A Seleção Brasileira ficou no primeiro, onde estão os cabeças de chave.
A descoberta dos adversários foi apresentada pelos ex-jogadores Rio Ferdinand e Samantha Johnson. Já o sorteio de cada time foi feito pelas mãos da lenda do hockey de gelo Wayne Gretzky, do histórico Aaron Judge, do gigante Shaquille O'Neal e do maior jogador da história do futebol americano, Tom Brady, que sorteou a Seleção Brasileira.
Em busca do hexa, a Canarinho disputará a 23ª edição do mundial. Desta vez, a competição sobe de 32 para 48 equipes, que serão distribuidas em 12 grupos com quatro seleções. Avançarão à segunda fase os dois melhores times de cada chave e os oito melhores terceiros colocados no geral. Daí, inicia a fase de 16-avos de final, que será o primeiro mata-mata, antes das oitavas.
Coincidência
Assim como em 1998, quando o Brasil chegou à final da Copa e perdeu para França, a Canarinho também enfrentará a Escócia e o Marrocos. À época, a Seleção ganhou de 2 a 1 da equipe europeia e de 3 a 0 da africana. Noruega, que na ocasião também caiu na chave, ficou no Grupo I desta vez.
Ordem dos jogos
1️⃣ Brasil x Marrocos
2️⃣ Brasil x Haiti
3️⃣ Brasil x Escócia
Se ligue como ficaram os grupos
Prêmio da paz
Ainda no período introdutório e de apresentação, o presidente da Fifa Gianni Infantino entregou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um troféu simbolizando o Prêmio da Paz. De acordo com o suíço, o norte-americana tem trabalhado para promover a paz no mundo.

Artistas de peso
Antes de saber quem o Brasil enfrenta na Copa, os convidados do evento e o povo de casa puderam curtir as apresentações de diversos artistas de peso, como Andrea Bocelli, Robbie Williams e Nicole Scherzinger. Além de Lauryn Hill e Yg Marley, que cantaram grandes sucessos da música mundial.
