29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Nome de peso - 12/12/2022, 10:16 - Everton Santos- Atualizado em 12/12/2022, 10:53

Saiba mais sobre Carlo Ancelotti, nome cotado para assumir o Brasil

Treinador está sendo especulado no comendo da Seleção

Ancelotti é ganhou quatro Liga dos Campeões
Ancelotti é ganhou quatro Liga dos Campeões |  Foto: Frank Fife/AFP

A saída de Tite do comando da Seleção Brasileira deixou o torcedor na expectativa pelo próximo treinador, mas com um toque de desconfiança de quem pode vir a assumir o Brasil. Os nomes citados até o momento como os de Dorival Júnior ou Fernando Diniz parecem não agradar. A possibilidade de um nome estrangeiro também é realidade. Abel Ferreira e Jorge Jesus estão entre os cotados. Outro nome que começou a ser ventilado e parece agradar a parte da torcida é o do italiano Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid.

O treinador tem um currículo vitorioso e de dar inveja na maioria dos treinadores mundiais e já foi eleito pela France Footbal um dos dez maiores técnicos de todos os tempos. Além de já ter sido escolhido melhor treinador do ano duas vezes pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol e uma vez pela UEFA.

Ancelotti também foi jogador de futebol e fez sua carreira na Itália. Atuando como segundo volante, ele jogou em times como Parma, Roma e o tradicional Milan.

Como treinador, iniciou sua carreira no Reggiana em 1995. Em seguida, acumulou passagens por Parma, Roma e Juventus.

Vencedor por natureza

O treinador chegou ao Milan em novembro de 2001 e ficou por lá até 2009. Foi com os rossoneros que ele conquistou duas de edições da Liga dos Campeões, sendo o segundo deles o ano de 2007, que consagrou Kaká como melhor jogador do mundo. O último brasileiro a conquistar tal feito.

Da Itália ele rumou para a Inglaterra, onde treinou o Chelsea em 2009. Logo em sua primeira temporada, conquistou a Premier League e a Copa da Inglaterra. Foi demitido no encerramento da Premier League de 2010–11, onde a equipe foi vice-campeã.

O rumo foi a França onde assumiu o Paris Saint-Germain. Lá, mais um título nacional conquistado. Porém, a passagem foi curta, durou apenas uma temporada e ele rumou para a Espanha para treinar o poderoso Real Madrid.

Pelo novo clube conquistou a Copa do Rei de 2013–14, além da Liga dos Campeões da UEFA de 2013–14. Ao final do Campeonato Espanhol de 2014–15, em que ficou com o vice-campeonato, e foi demitido.

Campeão nas quatro grandes ligas

Depois de ser campeão nacional na Itália, Espanha e Inglaterra, Ancelotti se tornou o único treinador a ganhar títulos nas quatro grandes ligas do mundo. Ele assumiu o Bayern de Munique.

No dia 20 de dezembro de 2015, ele foi anunciado na equipe alemã como substituto de Pep Guardiola. Assumiu no início da temporada 2016, e em dois anos faturou uma Bundesliga e duas Supercopas da Alemanha.

Após uma derrota para o PSG na Liga dos Campeões, ele foi demitido.

Posteriormente, o treinador teve passagem modest,a por Napoli e Everton até acertar seu retorno ao Real Madrid.

No seu retorno conquistou a Supercopa da Espanha: 2021–22 e o Campeonato Espanhol: 2021–22, se tornando o primeiro técnico a vencer as cinco principais ligas da Europa (La Liga, Ligue 1, Premier League, Bundesliga e Serie A).

No dia 28 de maio de 2022, tornou-se o primeiro treinador a conquistar quatro vezes a Liga dos Campeões da UEFA, ao bater o Liverpool na final.

Seleção Brasileira

Caso se confirme a chegada ao Brasil, Ancelotti só poderia assumir a Seleção no meio do ano, que é quando termina a temporada na Europa com o Real Madrid.

Nos espanhóis, ele já trabalha com Rodrygo, Vinícius Júnior e Éder Militão, que estiveram na Copa. Além disso, já trabalhou com o próprio Casemiro no Real.

exclamção leia também