Sempre com comentários polêmicos, Romário não poupou críticas ao apontar Edmundo como culpado pela derrota do Vasco na final do Mundial de Clubes em 2000 contra o Corinthians. Durante entrevista para a série documental do GloboPlay ‘A Mão do Eurico’, sobre Eurico Mirando, o ‘Baixinho’ apontou o ex-companheiro de equipe como o maior culpado pela perda do título.
"Essa pic* aí, a culpa é dele [Edmundo]. Ele que fez isso, porque a gente que foi lá e fez o nosso. Ele que era o queridinho se f*de*, foi lá nervosinho. Na hora que o cara tem que ser brabo demais, na hora que precisa”, iniciou Romário.
Para o ex-jogador, Edmundo não fez seu papel no momento em que o time precisou. “Esse c*zão na hora que precisou dele, jogou a p*rra pra fora. Então o Vasco perdeu a p*rra do Mundial por causa dele. Ele é o culpado maior”, afirmou.
Veja:
No terceiro episódio da série “A Mão do Eurico”, disponível no @globoplay, Romário xinga Edmundo de “cuzão” e o culpa pela derrota na final do Mundial de 2000.
— NCB Vasco (@ncbvasco) November 15, 2023
Naquela situação, Edmundo perdeu um dos pênaltis na disputa contra o Corinthians. pic.twitter.com/iYZ61Mv7oo
Na ocasião, Edmundo desperdiçou a quinta cobrança de pênalti do Vasco, ao chutar a bola para fora. O Corinthians se consagrou campeão do Mundial de Clubes por 4 a 3 nas penalidades.
Logo após a derrota, Edmundo assumiu a bronca e deu uma forte declaração ao afirmar se sentir culpado. "A força que eu tenho de vir aqui falar com vocês, que eu tive de vir aqui falar com vocês foi dada pelo Eurico, pelo pessoal da comissão técnica. Sempre tem que ter um culpado quando existe uma derrota. Eu me sinto culpado, é lógico, e peço desculpa ao meu torcedor", disse naquela época.