Rivais no futebol, Bahia e Vitória anunciaram em conjunto, nesta terça-feira (14), a decisão a favor da paralisação imediata da Série A do Brasileirão 2024, em decorrência do estado de calamidade pública que o Rio Grande do Sul vive por causa da chuva. Os clubes baianos estavam entre os 5 times da elite do futebol brasileiro que não haviam se posicionado sobre a paralisação da competição.
Em publicação realizada em colaboração no Instagram, os clubes baianos divulgaram a decisão. "Em solidariedade ao Rio Grande do Sul, o Esporte Clube Bahia SAF e o Esporte Clube Vitória defendem a paralisação temporária do Campeonato Brasileiro. Nesse período, seguiremos buscando soluções e ações para ajudar a população e os clubes atingidos", diz a nota.
A interação entre os clubes rivais nas redes sociais rendeu reações diferentes dos torcedores. Alguns abraçaram a causa e gostaram da i niciativa. No entanto, outros torcedores desaprovaram a união dos rivais. "Pra quê interação? A causa é boa, mas jamais curtirei uma postagem do rival", criticou um torcedor.
Quem é contra e quem é a favor?
Até o momento, 11 clubes da Liga Forte União se posicionaram favoráveis à paralisação do Brasileirão. Dentre eles, estão: Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco.
Além dos citados, Atlético Mineiro, Corinthians, Red Bull Bragantino, e o gaúcho Grêmio, também são a favor da paralisação do campeonato.
Bahia e Vitória se juntavam a outros três clubes brasileiros que ainda não se posicionaram a favor da paralisação: Flamengo, Palmeiras e São Paulo. Dentre o trio citado, o São Paulo segue sem posicionamento, enquanto Flamengo e Palmeiras já se posicionaram contra a paralisação.
Em coletiva de imprensa após as partidas do último domingo (12), o técnico do Bahia, Rogério Ceni, e o ex-treinador do Vitória, Léo Condé, se esquivaram ao serem questionados sobre a decisão dos clubes.