30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

e em 2024? - 11/01/2024, 07:00 - Clara Oliveira

Relembre todas as campanhas marcantes do Jacuipense no Baianão

Leão do Sisal já bateu na trave duas vezes ao tentar colocar as mãos na taça estadual

Jacuipense se prepara para fazer boa campanha no Campeonato Baiano
Jacuipense se prepara para fazer boa campanha no Campeonato Baiano |  Foto: Lucas Pena/Jacuipense

Na preparação para conquistar títulos na temporada de 2024, o Jacuipense tem como um dos desafios fazer novamente uma boa campanha no Campeonato Baiano. Sendo uma das quatro potências do futebol estadual na atualidade, o Leão do Sisal já bateu na trave duas vezes ao tentar colocar as mãos na taça do Baianão, em 2022 e 2023.

Com novos nomes no elenco, o time comandado por Jonilson Veloso iniciou a pré-temporada no fim do ano passado para fazer diferente e ter a oportunidade de bater de frente com a dupla Ba-Vi. Tendo como destaques as boas campanhas nas duas últimas temporadas da competição, o Portal MASSA! relembrou a trajetória feita pelo Jacupa no Campeonato Baiano.

2022

Em 2022, o Jacuipense perdeu a grande final para o Atlético de Alagoinhas
Em 2022, o Jacuipense perdeu a grande final para o Atlético de Alagoinhas | Foto: ASCOM AAC/Mr Fotografia

Pela primeira vez durante os 58 anos de história, o Jacuipense traçou a sua melhor campanha no Campeonato Baiano em 2022. Naquele ano, o Leão Grená finalizou a primeira fase da competição em 1° lugar, com 7 vitórias e 2 derrotas.

Na semifinal, o Jacupa enfrentou o Barcelona de Ilhéus. No primeiro jogo, fora de casa, o Leão do Sisal empatou por 0 a 0. No jogo de volta, time de Riachão do Jacuípe venceu por 1 a 0 e fez história ao conseguir chegar à final inédita da sua história no Campeonato Baiano.

A grande decisão aconteceu no dia 3 de abril de 2022 contra o Atlético de Alagoinhas, mas o sonho do Jacuipense foi por água abaixo. Com um jogador expulso desde o primeiro tempo, o time deu o sangue nos atos finais e conseguiu um empate por 1 a 1 no estádio Carneirão, durante jogo de ida.

Apesar do esforço no primeiro duelo, o time se frustrou. Isso porque, na partida de volta, o Leão Grená perdeu por 2 a 0 no Valfredão, saindo da competição com o amargo título de vice-campeão.

2023

Jacupa perdeu a final de 2023 para o Bahia por 3 a 0
Jacupa perdeu a final de 2023 para o Bahia por 3 a 0 | Foto: Felipe Oliveira / E.C Bahia

Fazendo novamente uma boa campanha durante a primeira fase, o Leão de Sisal finalizou a etapa de grupos em 2° lugar, atrás apenas do Bahia. Em nove jogos, o Jacupa marcou 13 gols, somando 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.

Na semifinal, o Leão Grená avançou para a decisão ao derrotar o Juazeirense. As partidas foram marcadas pelo bom desempenho do Jacupa, conquistando um placar elástico de 4 a 0 em cima do Cancão de Fogo, no agregado.

Com os olhos brilhando com a tão sonhada taça, o Jacuipense chegou à final, desta vez, com um rival pra lá de forte, o Bahia. Sem se amedrontar, o time protagonizou um empolgante jogo de ida contra o Tricolor de Aço que acabou em 1 a 1, no Valfredão. Mas, no duelo de volta na Arena Fonte Nova, sonhando alto, o Jacupa não teve êxito e foi atropelado pelo pelo adversário com um placar de 3 a 0, terminando novamente a competição em 2º lugar.

exclamção leia também