A dupla Ba-Vi está novamente junta em uma semifinal de Campeonato Baiano após seis anos e cinco temporadas sem o clássico em confrontos eliminatórios. Classificados, Bahia e Vitória enfrentam Jequié e Barcelona de Ilhéus, respectivamente, mas esses adversários do interior foram algozes na primeira fase.
O Bahia foi derrotado para o Jequié logo na estreia do Baianão, em plena Aren Fonte Nova, enquanto o Vitória foi surpreendido pelo Barça lá no sul do estado, ainda de virada. Relembre alguns detalhes sobre os dois jogos.
Bahia 0x1 Jequié
A estreia do Bahia no Campeonato Baiano acabou não sendo como esperado devido a derrota para o Jequié, no dia 17 de janeiro. O Tricolor não abriu mão da pré-temporada que realizava em Manchester, na Inglaterra, e por isso mandou um time alternativo para a partida.
Com apenas jogadores da base e nomes menos consolidados da equipe principal, o Tricolor sofreu um gol logo no início do duelo, aos 11 minutos do primeiro tempo, não sendo capaz de reverter a desvantagem.
Agora, o Bahia terá novamente o mesmo adversário pela frente, dessa vez em confronto de ida e volta e com seus principais atletas. O Jequié, por outro lado, tenta fazer história e disputar sua primeira final.
Barcelona-BA 2x1 Vitória
O Vitória tinha começado o Campeonato Baiano a todo vapor com duas vitórias nas primeiras rodadas. No entanto, conheceu sua primeira derrota no dia 20 de janeiro, quando jogou fora de casa pela primeira vez na temporada. O adversário foi o Barcelona de Ilhéus, que venceu por 2 a 1.
O Leão até saiu na frente e cedo, com Iury Castilho, logo aos 6 minutos. No entanto, a vantagem durou apenas cinco minutos e o time da casa empatou a partida com Natan.
Depois de igualar o marcador, o Barça cresceu no jogo e conseguiu a virada. Cesinha aproveitou uma falha do goleiro Lucas Arcanjo em um escanteio e fez o segundo da equipe de Ilhéus. O Rubro-Negro foi pra cima, pressionou, mas não conseguiu balançar mais as redes do time do interior.
As semifinais do Baianão serão realizadas nos finais de semana dos dias 9 e 10 para as partidas de ida, enquanto os jogos de volta acontecem nos dias 16 e 17. Bahia e Vitória têm a vantagem de decidir os confrontos em casa.