Além da energia contagiante, se tem uma coisa que não falta no povo baiano é a criatividade. Até nas situações mais delicadas, há um toque de alegria e, claro, de humor. Uma das referências do futebol baiano, por exemplo, é a tradicional resenha que rola entre a torcida da dupla Ba x Vi, que, muito além da rivalidade, existem, principalmente, as eternas gastações que fazem parte do universo do futebol.
Mas algo inusitado chamou atenção da torcida rubro-negra nos últimos meses. Trata-se do perfil de Henrique Leite, também conhecido como o 'Rei dos Áudios'. Torcedor do Leão de carteirinha, o morador da região do Subúrbio Ferroviário de Salvador, ganhou o coração da torcida, depois de começar a disparar áudios dando feedbacks para jogadores do Vitória sobre a atuação deles durante a partida. E os alvos são escolhidos a partir de dois critérios: aquele que jogou muito muito mal e o que deu show em campo.
Diante dessa repercussão positiva e cheia de humor, o Portal Massa! fez questão de bater um papo com Henrique para entender como surgiu a ideia que hoje é vista pela torcida rubro-negra como mais uma resenha pós-jogo.
Fiquei hospitalizado até março deste ano. E foi daí que surgiu o 'Rei dos Áudios'
"Eu já gravava vídeo para redes sociais, mas no mês de dezembro do ano passado eu fiquei doente, me internei, e aí eu não tinha o que gravar, só podia fazer áudio. Fiquei hospitalizado até março deste ano. E foi daí que surgiu o 'Rei dos Áudios'. Inicialmente, comecei com notícias interessantes que saiam na net, aí eu ia eu mandava áudio no direct da figura pública que estava envolvida na notícia", explicou Henrique.
A resenha bateu tão certo que Henrique resolveu expandir os áudios, também, para o nicho de futebol, mais precisamente com foco no Leão da Barra. Mas o diferencial dos conteúdos produzidos por Henrique está justamente na ideia plus que ele teve: apelidar os jogadores do elenco principal, por sinal, nem mesmo o experiente e respeitado técnico Léo Condé, ficou livre da saga dos apelidos.
"Os apelidos dos jogadores começaram com Zé Hugo, ainda na primeira partida do Vitória pela Série B deste ano, contra a Ponte Preta, no Barradão. Eu saindo do estádio, gravei um áudio chamando ele de Mbappe de Canabrava. E aí pegou. Agora, todo jogador tem um apelido", contou.
Mas afinal, de onde vem tanta criatividade na escolha pelos apelidos? Sobre esse questionamento, O Rei dos Áudios também abriu o jogo para a equipe de reportagem do Massa!.
"As referências para os apelidos são mais pela característica físicas e o modo de jogar. Se você for observar, Matheusinho, que é Messi da Massanduba, ele é um Messi, a diferença é que ele joga no Vitória. Yan Souto é Felipe Dylon. Observe bem, se ele não fosse jogador, ia ser surfista", disse Henrique.
Você também deve estar se perguntando o que acontece por trás dos bastidores durante a produção desses áudios. Mas, de acordo com Henrique, além do celular e, acima de tudo, da criatividade, nada de extraordinário.
"Eu não tenho texto, nem uma base. Eu só aperto o botão e saio falando. Às vezes eu gaguejo, tenho que voltar a gravação, mas é tudo no improviso, sem roteiro", revelou.
Caiu no gosto da galera
Literalmente, os áudios caíram no gosto da galera rubro-negra. Mas a resenha é tão grande, que, segundo Henrique, nem os torcedores do Bahia resistem às sonoras. Ao final do jogo as mensagens enviadas por torcedores do Vitória começam a lotar o no direct do Instagram do 'Rei dos Áudios'.
"Quando o juiz apita o final da partida, começa a agonia no direct com a galera perguntando pelo áudio. Em dezembro, eu tinha 14 mil seguidores. Quando saí do hospital em março, eu já estava com 19 e hoje tenho 35", contou Henrique ao ser questionado sobre o engajamento dos áudios.
Confira os apelidos de jogadores do Leão idealizados pelo Rei dos Áudios
Lucas arcanjo - cara de cobrador de topique e/ou cara de mototáxi
Railan - Alexander-Arnold de Paripe
Wagner Leonardo - cara de dono de lan house
Camutanga - Varane do agreste
Zeka - Cafu do branco
Rodrigo Andrade - Pogba rebaixado.
Dudu - Bellingham da Bonocô
Matheusinho - Messi da Massaranduba
Osvaldo - Cristiano Ronaldo que come cuscuz
Zé Hugo - Mbappe de Canabrava
Léo gamalho - Ibrahimovic de Pirajá
Léo Condé - Ancelotti da Ribeira
Wellington Nem - Salah da Barroquinha
Yan Souto - Felipe Dylon