Vinicius Junior recebeu os mais variados apoios e posicionamentos de outros jogadores e clubes que prestaram solidariedade em relação ao caso de racismo sofrido por ele na partida contra o Valencia, no ultimo domingo (21). Porém, o Real Madrid, clube que o brasileiro atua desde 2018, ainda não havia se pronunciado sobre o assunto em questão até a manhã desta segunda (22), quando o clube publicou uma nota em seu site oficial.
Confira a nota postada pelo clube Merengue:
"O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior.
Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência de nosso Estado social e democrático de direito.
O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades.
O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece as funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público.
Por este motivo, e dada a gravidade dos factos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria Geral do Estado, sem prejuízo do seu carácter privado no processo que está a ser instaurado", informou a nota postada pela equipe do Real.
Apoio do presidente
Além da nota, as redes sociais da equipe espanhola ainda divulgaram que o seu presidente Florentino Pérez, realizou uma reunião com Vinicius Junior afim de demonstrar todo apoio e carinho, além de deixar o jogador informado sobre todas as medidas que estão sendo tomadas pelo clube para defender o brasileiro no caso.
El presidente del Real Madrid se ha reunido con @ViniJr para mostrarle su apoyo y su cariño, para informarle de todos los pasos que se están realizando en su defensa y para confirmarle que el club llegará hasta las últimas consecuencias ante una situación tan repugnante de odio. pic.twitter.com/vu18Lf0nif
— Real Madrid C.F. (@realmadrid) May 22, 2023
A La liga comunicou através de uma nota, que abriu um processo de investigação em relação aos ataques racistas ocorridos no estádio Mestalla durante a partida do último Domingo (21), e também irá tomar "todas as medidas cabíveis" se for preciso.